Já comeu um alface hoje?
Calma, você não vai morrer senão comer hortaliças e frutas. Mas que a sua saúde pode ficar mais comprometida, Ah, isso sim pode acontecer.
O hábito alimentar do consumidor foi se alterando durante a pandemia do Covid-19. Em março-abril, todos queriam se alimentar bem para fortalecer a imunidade diante do vírus. Mas a partir de maio, com as contínuas restrições sobre feiras livres e restaurantes, o consumo dos alimentos ultraprocessados voltou a crescer. A boa notícia é que com a recomendação do isolamento domiciliar as famílias começaram a preparar as suas próprias casas.
O setor de frutas e hortaliças foi o mais afetado com a pandemia. No entanto, só não foi pior porque muitos produtores reduziram a área plantada com alface, tomate, mamão e outras. Cautela é o nome do agro brasileiro. E ainda assim recebe críticas de todos os lados.
Os produtores seguem produzindo. Agradecidos pelas chuvas que caíram. Fevereiro vai se iniciando com redução no volume das precipitações, já que as chuvas fortes alternadas com dias muito ensolarados estavam levando a perdas de centenas de plantas de alface e outras folhosas.
Apesar dos pesares, a produção de hortaliças frescas e frutas segue confiante. 2021 ainda é um ano de incertezas, mas o agro não pode parar.
Consuma frutas e vegetais. A ONU estabeleceu que 2021 será o Ano Internacional das Frutas e Vegetais. Aproveita essa onda e melhore seus hábitos alimentares. Cuida da sua saúde e mantenha sua imunidade sempre em alta.
Fonte da imagem da capa: HF Brasil