O DOF (Departamento de Operações de Fronteira) divulgou esta semana dados que apontam um crescimento de 85% na recuperação de veículos com registro criminal, nos primeiros cinco meses de 2023. Outro detalhe do relatório está relacionado às apreensões de automóveis utilizados em práticas criminosas na fronteira, que cresceu cerca 94% neste mesmo período.
De janeiro a maio do ano passado, o DOF havia recuperado 35 veículos com queixa de roubo ou furto. Já no mesmo período deste anos, o número quase dobrou e chegou a 65 automóveis com registro criminal apreendidos pela unidade.
O Departamento de Operações de Fronteira também já efetuou a apreensão de 109 veículos carregados com materiais de contrabando ou descaminho. Em 2022, neste mesmo período, a unidade havia apreendido 45 automóveis, sendo utilizados nestas mesmas práticas criminosas.
Já no tráfico de drogas, o número de veículos apreendidos pelo DOF pulou de 39, nos primeiros cinco meses de 2022, para 49 automóveis no mesmo período em 2023.
Utilização no crime
Dos 65 veículos recuperados pelo DOF, este ano, 22 automóveis já estavam a serviço de traficantes e contrabandistas. Nestes primeiros cinco meses de 2023 foram recuperados 13 veículos roubados ou furtados carregados com drogas e nove sendo utilizados no contrabando de cigarros e defensivos agrícolas. Outros 43 automóveis foram interceptados antes de chegarem ao Paraguai ou Bolívia.
Um dado que tem chamado a atenção é a utilização de veículos roubados ou furtados por contrabandistas de cigarros e defensivos agrícolas. Este ano o DOF já contabilizou um aumento de 55% nas apreensões de veículos com registro criminal.
Locadora
Outro comportamento que chama a atenção está relacionado à utilização de veículos locados. Somente este ano, 25 automóveis de empresas deste segmento foram apreendidos pelos militares, sendo utilizados para o transporte de drogas, armas, cigarros, defensivos agrícolas ou no descaminho.
O número é três vezes maior que o quantitativo aprendido em todo o ano passado, onde foram retirados de circulação oito veículos de locadoras sendo utilizados pelos criminosos na fronteira.