A Prefeitura de Dourados anunciou nesta sexta-feira (13) que a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque do Lago II será a próxima a contar com farmácia municipal própria. A medida integra o processo de descentralização da dispensação de medicamentos na rede municipal, facilitando o acesso da população aos remédios, inclusive os controlados. O anúncio foi feito pelo prefeito Marçal Filho durante vistoria surpresa à unidade, acompanhado do secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo.
Na ocasião, o prefeito conversou com pacientes, ouviu sugestões e recebeu demandas que envolvem não apenas a saúde, mas melhorias para toda a região que abrange bairros como Parque do Lago I e II, Vila Toscana, Ipê Roxo, Altos do Alvorada e Estrela Porã. A chegada de surpresa na unidade de saúde do Parque do Lago II serviu, também, para confirmar o atendimento humanizado à população que procura a UBS todos os dias e a reação das pessoas confirmou a satisfação delas com os serviços recebidos.
Segundo o prefeito Marçal Filho, com a implantação da farmácia municipal na UBS do Parque do Lago II, os moradores não precisarão mais se deslocar até a UBS Seleta ou ao PAM (Posto de Atendimento Médico) para retirar medicamentos. A proposta é ampliar gradativamente a oferta de remédios nas próprias unidades de referência dos bairros.
Moradores e pacientes da unidade comemoraram a novidade. Para quem vive na região, a mudança representa economia de tempo e mais comodidade, especialmente para as pessoas que fazem uso contínuo de medicamentos. “Isso é muito bom, vai facilitar muito pra gente”, disse Maria Ribeiro.
Outro paciente, que se identificou como Sebastião, fez questão de ir em direção ao prefeito Marçal Filho para elogiar o atendimento na UBS do Parque do Lago e destacar a gestão da saúde em Dourados. “Essa é a Administração da saúde”, enfatizou. “Sempre venho aqui e nunca vi um atendimento tão bom”, completou.
A UBS do Parque do Lago II é uma das quatro unidades de Dourados integradas a programas de Atenção Primária à Saúde (APS) em parceria com a Fiocruz. Assim como as unidades do Jóquei Clube, Ildefonso Pedroso e Jardim Maracanã, funciona em horário estendido, das 7h às 19h, de forma ininterrupta, com três equipes de Saúde da Família em cada unidade. “Em poucos meses a farmácia estará atendendo também nessa UBS, proporcionando maior agilidade na entrega de medicamentos e auxiliando no tratamento rápido das pessoas que recebem atendimento médico aqui no Parque do Lago II”, enfatizou Márcio Figueiredo, secretário municipal de Saúde.
A Prefeitura de Dourados ampliou o número de farmácias municipais e atualmente mantém 13 unidades em pontos estratégicos da área urbana, além de duas nos distritos de Vila Vargas e Itahum. Também funciona a Unidade Reguladora de Medicamentos e Insumos (URMI – Insulina+), voltada à dispensação de insulinas e tiras de glicemia. A estrutura é complementada por cinco dispensários localizados nos distritos de São Pedro, Panambi, Indápolis, Formosa e Vila Macaúba, ampliando o atendimento à população da zona rural.
Neste início de ano, a Secretaria Municipal de Saúde (Sems) alcançou 100% de disponibilização dos medicamentos que compõem a Relação Municipal de Medicamentos (Remume). No fim do ano passado, o índice estava em 99%, devido à falta de dois itens que já foram regularizados. A consulta à lista de medicamentos padronizados em cada unidade de saúde, verificação de estoque e endereços das farmácias pode ser feita de forma transparente no portal oficial da Prefeitura, pelo link: https://farmacia.dourados.ms.gov.br/.