A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) inicia na segunda-feira (6) o período de inscrição de pré-matrícula da Rede Municipal de Ensino (Reme). A novidade é que, por determinação do prefeito Marçal Filho, neste ano a pré-matrícula para novos alunos e estudantes transferidos de outras unidades, será feita de forma online e presencial nas escolas ou na Central de Matrícula, que funcionará no auditório da prefeitura, na Rua Coronel Ponciano.
Pais e responsáveis devem estar munidos da certidão de nascimento do aluno, cartão SUS, CPF do responsável e comprovante de residência no ato da inscrição de pré-matrícula, que terá primeira fase de 6 a 17 de janeiro e com designação da escola ou Centro de Educação Infantil (Ceim) no dia 19 de janeiro. Já a confirmação da matrícula deve ser feita na unidade escolar entre 20 e 23 de janeiro.
Uma segunda fase de inscrição de pré-matrícula será aberta de 20 a 24 de janeiro, com designação dia 26 e efetivação da matrícula de 27 a 30 de janeiro, também na escola designada. No ato da pré-matrícula o responsável deve escolher três opções de escolas ou Ceim, e de acordo com a disponibilidade de vagas, será designada a matrícula.
O secretário de educação, José Vicente Tardivo, explica que a inscrição de pré-matrícula feita pelo site da prefeitura (www.dourados.ms.gov.br) ou de forma presencial na escola ou na Central terão a mesma validade. "Quando o cadastro estiver pronto, o responsável pelo aluno receberá uma mensagem de texto com informação da inscrição realizada e, posteriormente, receberá outra mensagem sobre a designação da escola ou Ceim selecionado", disse o secretário.
A inscrição de pré-matrícula no site da prefeitura poderá ser feita em qualquer dia e horário. Já de forma presencial na escola ou na Central, o atendimento será de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
Com base nas informações de escolhas das escolas ou ceims, o sistema de informática designa o aluno para o local mais próximo da casa, conforme a disponibilidade de vaga. Na designação o sistema obedece ainda os seguintes critérios:
Ceims
- Crianças em situação de abandono ou risco social e/ou que são assistidas por portadores de doenças crônicas;
- Crianças de família de menor renda;
- Filhos de pais que exerçam atividade laboral que impeça um dos dois de ficar com a criança;
- Crianças que tenham irmãos estudando na mesma unidade;
- Filhos de doadores de sangue - nesse caso é necessário apresentar quatro comprovantes consecutivos de doação
Escolas municipais
- Crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica ou familiar;
- Aluno que tenha irmão estudando na mesma unidade;
- Filhos de doadores de sangue com quatro comprovantes consecutivos de doação;
O secretário de educação reforça que o atendimento aos pais de alunos será humanizado na Central de Matrícula, de forma que não haja fila no sol. "Vamos dar total atenção, para isso, os pais devem se atentar aos prazos de inscrição, designação e matrícula", destacou.
Ele disse ainda que a assessoria jurídica da Prefeitura já está em contato com o Tribunal de Contas do Estado (TCE/MS) para ajustar as falhas de edital feito pela gestão passada da prefeitura, para assegurar o convênio entre a administração municipal e escolas particulares, com 3 mil vagas de Ceims.
A Secretaria de Educaçãomantém umcanal de comunicação via WhatsApp através do telefone (67)98163-0661.A Rede Municipal de Ensino de Dourados conta atualmente com46 escolas e 39 Ciems que atendem mais de 34 mil alunos.