As inscrições para o 22º Encontro do Proler e o 18º Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas vão até o dia 13 de novembro e são gratuitas. O tema deste ano será Literatura e Cidadania, e o evento será, mais uma vez, totalmente online, com transmissão por plataforma de vídeo conferência (será enviado link ao inscrito).
O evento, que será realizado de 03 a 13 de novembro, tem por objetivo contribuir com o processo formativo de profissionais envolvidos com a formação de leitores, por meio da partilha de conhecimentos e troca de experiências sobre o livro, a biblioteca, a leitura e a literatura. As inscrições podem ser feitas clicando nos links: https://www.sympla.com.br/22-proler__1344973 ou https://bit.ly/22PROLERMSbit.ly/Proler2020 O evento é realizado em parceria com o Sistema Estadual de Bibliotecas de MS. O público alvo são professores, acadêmicos, bibliotecários, leitores, escritores, gestores públicos e todos interessados em literatura.
O Programa Nacional de Incentivo à Leitura - Proler conjuntamente com o Sistema Estadual de Bibliotecas (SEBP/MS) tem como finalidade contribuir para a ampliação do direito à leitura e literatura, promovendo condições de acesso a práticas de leitura e literatura. Isto implica articular a leitura/literatura com outras expressões culturais, propiciar o acesso a materiais escritos, abrir novos espaços de leitura, e integrar as práticas de leitura aos processos educacionais, dentro e fora da escola.
Em Campo Grande, MS, o comitê Proler é conveniado à Fundação de Cultura de MS desde 1997 e conta com membros de diversas instituições públicas e privadas do Estado como UEMS, UFMS,IFMS, ACP, FETEMS, SED, Semed/CG, IFMS, Sectur, UBE e outros parceiros da sociedade civil e vem desde então organizando atividades anuais e seu encontro com duas interrupções. O comitê que faz parte da estrutura da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, dentro da Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural, no Núcleo de Livro, leitura, Literatura e Bibliotecas, sendo coordenado desde 2015 pela gestora Melly Sena.
Para a 22ª edição do Proler está confirmada a participação de palestrantes de renome nacional, como o professor José Luís Ceccantini, a professora da cátedra da Unesco e fundadora do Proler Nacional, Eliane Yunes, o contador de histórias Francisco Gregório, a escritora Eliana da Cruz Alves, bem como booktubers e bookgrammers com discussões em torno da Literatura e a Diversidade Cultural.
“O Proler chega à sua 22ª edição. São 23 anos do Comitê, continuando com o seu projeto de organização do evento envolvendo diversos membros da sociedade, da Secretaria de Educação, das universidades. O tema desse ano é Literatura para a Cidadania, pensando no mundo pós-pandemia. Tem algumas discussões que vão envolver questões muito pertinentes ao nosso Estado, desde pensar a partir da pesquisa nacional Retratos da Leitura como é a nossa situação em Mato Grosso do Sul até uma reflexão sobre a própria história do Proler, que continuou se ramificando aqui no Estado, e também abarcando os mercados editorias e não somente a formação do leitor”, explica a coordenadora do Comitê Proler Estadual e do Núcleo de Livro, leitura, Literatura e Bibliotecas da Fundação de Cultura, Melly Sena.
Melly enfatiza a participação da Eliana Alves Cruz, que teve uma obra premiada pela Fundação Palmares, “Água de Barrela”. “A obra aborda essa temática envolvendo os romances históricos, a mulher negra, a literatura produzida por escritores negros. Também teremos o Encontro do Sistema de Bibliotecas, trabalhando no que tange à capacitação à difusão de boas práticas e também a agenda 2030”, finaliza Melly Sena.