Não foi desta vez. A Associação de Pais e Atletas da Escolinha de Futsal (Apaefs), de Dourados, precisava vencer, em Criciúma (SC), para chegar à seminal da 13ª Taça Brasil de Clubes de Futsal sub-17 masculino – Primeira Divisão, o que não aconteceu. A representante sul-mato-grossense foi derrotada por 4 a 3 para o Bento Gonçalves Futsal/BGF (RS), na quinta-feira (16), na última partida da primeira fase, e se despediu da competição.
Apoiada pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), a equipe douradense encerrou a Taça com uma vitória, dois empates e uma derrota, somando cinco pontos no grupo B, na terceira colocação. Segundo regulamento da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), organizadora do evento, apenas os dois de cada chave avançam à semifinal. O campeão e vice-campeão da Primeira Divisão garantem acesso à elite da Taça, a Divisão Especial.
No último confronto da fase de grupos, o time de Mato Grosso do Sul marcou com Hallan (2x) e Gabriel, no ginásio do Colégio São Bento. O Bento Gonçalves (RS) foi às redes com Augusto e Nicolas, com dois gols cada. O clube gaúcho agora enfrenta o Barranca Esporte Clube (GO) na semifinal. A outra partida decisiva será entre Joinville Esporte Clube (SC) e Saldanha da Gama (ES). Ambos os jogos acontecem nesta sexta-feira (17).
“Sabíamos que dava para ir mais longe, mas só conseguimos disputar o primeiro jogo com o time completo, o que é muito importante numa competição de ‘tiro curto’. Depois, alguns atletas foram suspensos por cartão. Mas saímos de cabeça erguida, sabendo que nossos meninos deram o melhor”, analisa o técnico da Apaefs, John Lenos Santos.
Essa foi a primeira participação da equipe na Taça Brasil da categoria. Para Santos, o sentimento é de dever cumprido. “Competição que serve de aprendizado, enfrentando equipes diferentes, com estilos de jogos e culturas diferentes. O que fica é a vontade, a garra de cada um, e mostra que temos de continuar esse trabalho de base, porque estamos no caminho certo”, finaliza o técnico.