Cinco parques e praças de Dourados receberão sinal de internet de alta velocidade por meio da infraestrutura da Infovia Digital da prefeitura do município. A Rede Metropolitana de Fibra Óptica, com mais de 120 quilômetros, vai interligar também 137 prédios públicos na área urbana e em Vila Vargas, com a central de dados instalada no CAM (Centro Administrativo Municipal).
Na lista estão as praças Antônio João, no Centro, Canaã I, Parque Alvorada, e a da Juventude, no Parque das Nações. O sistema será implantado também no Parque Rego D’Água, no Grande Água Boa.
Todo este serviço será disposto dos cofres públicos municipais o montante de R$ 4 milhões, segundo informou a assessoria da prefeitura, ressaltando que esse projeto estava parado e foi retomado em 2021, no início da atual gestão.
A rede de fibra óptica que vai interligar ainda escolas municipais, Unidades Básicas de Saúde e prédios administrativos. O investimento é fruto de convênio com o Governo Federal, através do Ministério das Comunicações, com contrapartida do município.
“A modernização do sistema da prefeitura de Dourados é algo inadiável e extremamente importante e estratégico para a cidade. Servidores e os cidadãos de Dourados terão, a partir de agora, um sistema moderno, confiável e que coloca nossa cidade em outro patamar de tecnologia. Com isso, Dourados entra para o rol das cidades inteligentes e conectadas”, disse o prefeito Alan Guedes.
Segundo o diretor de Tecnologia da Informação da prefeitura, Cleison Marin, os testes começam ainda em outubro. “A empresa contratada para o serviço espera ativar os equipamentos ainda esse mês para fazermos a homologação. Estamos fazendo a revisão das fibras ópticas para que possamos ter o funcionamento pleno nos pontos estabelecidos. Em cada um deles, teremos conexão de 1Gbps com a Central de Dados instalado na prefeitura”, informou.
Vander Matoso, secretário de Administração, explica que o acesso e a navegação será livre, mas o serviço oferecido também tem objetivo de facilitar o contato do cidadão com a prefeitura.
“Vamos priorizar esse estreitamento do contato entre a população e as diversas áreas que oferecem serviços remotos, o que vai ajudar a desafogar o atendimento presencial, como na Central do Cidadão. Pelo celular e internet gratuita, será possível, por exemplo, emitir guias de IPTU, alvarás e tantos outros que até então só são possíveis se deslocando ao local de atendimento”, pontuou.