A prefeitura de Dourados registrou intenção de compra de 6.720 cilindros de ar e oxigênio medicinal ao custo de R$ 734 mil. O extrato da ata de registro de preço está na edição de ontem (14), do Diário Oficial do município.
De acordo com o Midiamax, a aquisição deve ser feita da empresa White Martins Gases Industriais. São 1,8 mil cilindros de oxigênio PPU 1 m³, 4.530 unidades PPU 10 m³, 40 de ar medicinal 1 m³ e 350 de oxigênio PPU 2 m³.
O registro de preços é procedimento licitatório em que o Poder Público compra ou contrata serviços ou produtos dos quais não tem como estimar o uso total. Ou seja, como é um serviço ou item de uso cotidiano, não há como precisar quanto seria usado.
Dessa forma, o registro de preços estima quanto deve ser usado, permitindo que o órgão requisite quantas vezes forem necessárias pelo valor contratado.
Isso significa que a prefeitura não está requerendo todos os cilindros de uma vez. A Secretaria Municipal de Saúde requisita o número necessário quando houver necessidade e paga apenas aquilo efetivamente usado.