O atacante Vinicius Junior, do Real Madrid e da Seleção Brasileira, foi eleito o melhor jogador do mundo no prêmio Fifa The Best 2024. A cerimônia foi realizada nesta terça-feira, em Doha, no Catar, marcando o retorno do Brasil ao topo do futebol mundial após 17 anos. Kaká, em 2007, foi o último brasileiro a conquistar a honraria.
O jogador espanhol Rodri, do Manchester City, ficou com a segunda colocação na votação. O meio-campista havia recebido a Bola de Ouro em outubro deste ano.
Agradecimento e trajetória
Em seu discurso, Vinicius Junior relembrou sua história desde a infância em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, até o reconhecimento internacional:
— Era tão distante que parecia impossível chegar até aqui. Era uma criança que só jogava bola descalço nas ruas de São Gonçalo, perto do crime. Poder chegar é muito importante para mim. Estou fazendo por muitas crianças que acham impossível, mas que podem chegar até aqui. Agradecer à minha família, que deixou de viver o sonho deles para viver por mim. Agora ao meu time, que me fizeram chegar até aqui. Quero seguir por muito tempo jogando no Real Madrid, que é o maior clube do mundo. Não poderia deixar de agradecer ao Flamengo, que me viu nos campos, nas ruas. Não poderia chegar aqui sem o Flamengo.
Destaque na temporada
Vinicius Junior teve um papel decisivo na temporada 2023/24. Ele marcou 24 gols e deu 11 assistências em 39 partidas pelo Real Madrid, contribuindo para as conquistas da Champions League e da LaLiga pelo clube espanhol.
Histórico brasileiro no prêmio
Com a conquista, Vinicius Junior integra o seleto grupo de brasileiros que venceram o prêmio de melhor jogador do mundo nos diferentes formatos da premiação da Fifa:
Aos 24 anos, Vinicius é o segundo brasileiro mais jovem a conquistar o prêmio, ficando atrás apenas de Ronaldo Fenômeno, eleito aos 20 anos em 1996.
Outras conquistas brasileiras na cerimônia
Além de Vinicius Junior, outros brasileiros também foram premiados na cerimônia. Thiago Maia recebeu o Troféu Fair Play, Marta, cinco vezes campeã do mundo, recebeu o prêmio Marta (pelo gol mais bonito da temporada) e o vascaíno Gui, que recebeu o prêmio de torcedor do ano.
Próximos desafios
Vinicius Junior segue no Catar, onde disputará com o Real Madrid a final da Copa Intercontinental contra o Pachuca, marcada para esta quarta-feira.