Marta foi eleita vencedora do Prêmio Marta, entregue nesta terça-feira, na cerimônia Fifa The Best, em Doha, no Catar. A atacante brasileira recebeu a premiação criada este ano para homenagear a autora do gol mais bonito da temporada no futebol feminino. O lance vencedor foi marcado na goleada do Brasil por 4 a 0 contra a Jamaica, em amistoso realizado no dia 1º de junho.
Em sua declaração, Marta celebrou a conquista e destacou o simbolismo de receber um prêmio que leva seu nome:— Estou muito feliz com o resultado, de poder competir com tantas craques. Essa temporada e os gols dela foram maravilhosos. Foi incrível também receber um prêmio que tem o meu nome — disse a jogadora.
O Prêmio Marta é equivalente ao Prêmio Puskás, voltado para o futebol masculino, e foi criado após 15 edições consecutivas sem uma vencedora mulher. Marta, que já foi eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo (2006, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2018), é a primeira atleta a ser homenageada com uma honraria da Fifa em vida.
O gol premiado aconteceu em uma jogada individual de Marta, no segundo gol dela na partida contra a Jamaica. A atacante driblou duas adversárias antes de finalizar de fora da área, fechando a goleada brasileira.
Além do gol de Marta, outros nove lances estavam na disputa:
Promovida pela Fifa desde 2001, a premiação destaca os principais nomes do futebol mundial. A atual edição foi realizada na Aspire Academy, no Catar, e premiou atletas, treinadores e seleções em diversas categorias.
O colégio eleitoral do Fifa The Best é composto por jornalistas, capitães, técnicos de seleções nacionais e o público, sendo cada grupo responsável por 25% da pontuação final. O período analisado para a premiação foi de 21 de agosto de 2023 a 10 de agosto de 2024.