Para este final de semana, a previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) indica mudanças no tempo devido a uma nova frente fria, que pode trazer chuvas em algumas regiões e queda significativa das temperaturas, principalmente no sul do Estado. Além disso, os ventos atuam do quadrante sul e mudam para o quadrante leste no início da semana que vem.
“Esse cenário meteorológico dá uma trégua no tempo quente e seco que os sul-mato-grossenses vem enfrentando nos últimos dias, com temperaturas próximas ou acima de 40°C e baixíssima umidade relativa do ar”, destaca o órgão.
A frente fria avança para todas as regiões de Mato Grosso do Sul neste sábado (24), gerando aumento de nebulosidade, queda nas temperaturas e possibilidade de chuvas principalmente na metade sul.
Ainda, a chance de chuva aumenta em algumas regiões devido ao maior aporte de umidade vindo da Bolívia e Paraguai aliado ao deslocamento da frente fria. Entre sexta-feira (23) e sábado (24) espera-se os maiores acumulados de chuva, podendo ultrapassar os 20 mm em algumas regiões, com destaque para sul e sudoeste do MS.
Em Campo Grande, o dia inicia com 14°C e atinge 22°C nos horários mais quentes. Em Dourados, a mínima é de 11°C e a máxima de 18°C. Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai, a mínima é de 11°C e a máxima de 14°C. Na região Leste, os valores em Anaurilândia variam entre 14°C e 22°C.
Na região do Bolsão, Paranaíba tem mínima de 18°C e máxima de 35°C, já Três Lagoas amanhece com 16°C e chega aos 32°C à tarde. Camapuã e Coxim, no norte, atingem máximas semelhantes de 31°C, com mínimas de 17°C e 18°C, respectivamente.
Em Corumbá, no Pantanal, os termômetros marcam 16°C inicialmente e atingem 20°C ao longo do dia; Aquidauana, na mesma região, tem mínima de 15°C e máxima também de 20°C. Na região Sudoeste, Porto Murtinho registra variação entre 13°C e 17°C.