Após mais de 20 dias sem chuva, Dourados registrou nesse domingo (15/9), segundo dados do Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste, 50,9 milímetros, com temperaturas entre 15,6ºC e 19,1ºC.
No sábado (14/9), a cidade estava sob alerta de tempestade emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), prevendo chuvas acompanhadas de trovoadas. A precipitação começou de forma leve no início da manhã, e se intensificou ao longo do dia. No total, foram registrados 3,1 mm de chuva na data.
A chuva de ontem, segundo o Guia Clima, teve duração de 5h48 de precipitação contínua. O volume de chuva totalizou mais da metade da média prevista para todo o mês de setembro.
Esse período de chuva trouxe alívio, já que o município enfrentava uma seca que se estendia desde 24 de agosto, quando a última chuva havia registrado 25,3 milímetros.
Vale ressaltar que a chuva foi fundamental para melhorar as condições climáticas da região, que vinha enfrentando um clima seco e temperaturas elevadas, além de baixos índices de umidade relativa do ar e grande volume de fumaça devido as queimadas.
O tempo nos próximos dias
Nesta segunda-feira (16/9), a mínima na maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul não deve passar dos 25ºC. Na terça (17/9), sol com aumento de nuvens a partir da tarde, com mínima de 16ºC e máxima de 28ºC.
Na quarta (18/9), sol com algumas nuvens, mas não chove. Termômetros variam entre 18ºC e 29ºC. Já na quinta (19/9), está prevista uma mudança brusca no clima, segundo o Climatempo. Não há previsão de chuva e a máxima deve chegar aos 35ºC.
Entretanto, na sexta-feira (20/9), o sol aparece no período da manhã, mas à tarde o tempo passa para chuvoso, à noite pode chuviscar. Máxima pode chegar aos 36ºC.