Em alusão a Campanha Julho Amarelo, a Prefeitura de Dourados, por meio da Sems (Secretaria Municipal de Saúde), realiza ações Portas Abertas nos dias 22, 26 e 28 de julho, para promover a conscientização e prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e Hepatites Virais.
Durante as ações, serão realizados de forma gratuita testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C, além de orientações e distribuição de preservativos masculino e feminino e gel lubrificante.
“O objetivo é conscientizar e mobilizar a sociedade sobre o aumento do número de casos das IST’s e Hepatites Virais em Dourados e região, bem como, da vulnerabilidade a que as pessoas se colocam com a prática do sexo sem proteção”, afirma Aurenita Barbosa, gerente do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais.
Hepatite é a inflamação do fígado, que pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.
As hepatites virais mais comuns no Brasil são as causadas pelos vírus A, B e C. Além destas, existem ainda as hepatites D e E. Todas são silenciosas e na maioria dos casos não apresentam sintomas. Milhões de pessoas no Brasil são portadoras dos vírus B ou C e não sabem.
O risco de evolução da doença é a consequência de danos mais graves ao fígado, como cirrose e câncer, o que aumenta a importância da testagem para conhecimento do estado sorológico. Todos os tipos de Hepatites têm cura e, quando detectadas no início, as chances são ainda maiores.
Cumprido as metas estabelecidas no PAM (Plano de Ações e Metas) 2023, com a finalidade de atender às diretrizes voltadas à Política de Saúde, em torno das Infecções Sexualmente Transmissíveis, as ações são realizadas pela Prefeitura de Dourados, Sems, Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais, Programas de Saúde Estratégicos, Departamento de Vigilância em Saúde e parceria com o SEST/SENAT.
Programação
Dia 22 de julho, sábado, das 7h às 13h
Sede do SEST/SENAT – Rua Major Capilé, 2425, Centro, Dourados
Serão realizados 600 testes rápidos, sendo 150 testes rápidos para HIV, 150 testes para Sífilis, 150 para Hepatite B e 150 para Hepatite C.
Dia 26 de julho, quarta-feira, das 8h às 12h
Hospital Universitário HU/UFGD
Serão realizados 400 testes rápidos, sendo 100 testes rápidos para HIV, 100 para Sífilis, 100 para Hepatite B e 100 para Hepatite C.
Dia 28 de julho, sexta-feira, a partir das 7h
Empresa Coamo
Serão realizados 1.120 testes rápidos, sendo 280 para HIV, 280 para Sífilis, 280 para Hepatite B e 280 testes rápidos para Hepatite C.
As ações são gratuitas e de Portas Abertas para toda a comunidade. Além dos testes rápidos, serão realizadas orientações e distribuição de preservativos e lubrificantes.