A Prefeitura de Dourados vem garantindo à população uma assistência farmacêutica regular, segura e previsível, com 99% dos medicamentos padronizados disponíveis na rede pública de saúde. Atualmente, dos 194 itens que compõem a Relação Municipal de Medicamentos (Remume), 192 estão em estoque e sendo distribuídos normalmente nas farmácias do município, seguindo a determinação do prefeito Marçal Filho de atender os pacientes do município em sua integralidade.
O resultado reflete o fortalecimento do planejamento e da gestão da assistência farmacêutica pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que ampliou a capacidade de abastecimento e reorganizou a distribuição dos medicamentos em 13 farmácias municipais, localizadas no Posto de Atendimento Médico (PAM) e em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em regiões estratégicas da cidade, além dos distritos.
O índice de 99% de abastecimento supera o cenário registrado no ano anterior. Somente em 2025, o município já investiu R$ 9.818.220,31 na aquisição de medicamentos. Neste período, também houve a incorporação de dois antibióticos de maior valor à rede municipal: Amoxicilina associada ao Clavulanato.
Atualmente, os 192 medicamentos disponíveis atendem as Unidades de Saúde da Família (USFs), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Serviço de Assistência Especializada (SAE), que presta atendimento a pacientes com Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV e Hepatites, oferecendo acompanhamento médico, de enfermagem, psicológico e farmacêutico.
Apenas dois itens permanecem temporariamente em falta: Ácido Valpróico (Valproato de Sódio) 250 mg, em comprimido ou cápsula, e Lidocaína com Epinefrina 2% + 1:200.000 UI. Ambos já estão em processo de aquisição e aguardam faturamento e entrega por parte do distribuidor. Enquanto isso, há possibilidade de substituição, desde que com orientação médica.
Segundo a farmacêutica Carolina Queiroz da Silva, coordenadora de Insumos Estratégicos e Assistência Farmacêutica do município, os processos de compra são planejados com antecedência e realizados por meio de atas de registro de preços. Ela explica que são considerados fatores como o consumo médio mensal, os prazos e trâmites licitatórios, a expectativa de crescimento populacional, além da abertura e ampliação de unidades e serviços de saúde.
Até o ano passado, a retirada de medicamentos controlados em Dourados era concentrada apenas no PAM. Em 2025, a gestão do prefeito Marçal Filho ampliou o atendimento, descentralizando a distribuição e criou novas farmácias municipais, somando hoje 13 unidades em diferentes regiões da cidade e nos distritos, medida que facilitou o acesso da população e melhorou o atendimento.
A população pode consultar a relação de medicamentos disponíveis em cada unidade por meio do site oficial da prefeitura: https://farmacia.dourados.ms.gov.br. Atualmente, Dourados conta com farmácias e dispensários nas seguintes unidades: Dispensário dos distritos de Formosa e Macaúba; Farmácia do distrito de Vila Vargas; Dispensário do distrito de Indápolis; Dispensário dos distritos São Pedro e Panambi; Farmácia Central do PAM; Farmácia CSU; Farmácia Ildefonso Pedroso; Farmácia Interna do PAM; Farmácia do distrito de Itahum; Farmácia Izidro Pedroso; Farmácia Jóquei Clube; Farmácia Maracanã; Farmácia Parque das Nações II; Farmácia do Programa Insulina+ (Rua Santos Dumont, 105 – Jardim Paulista); Farmácia Vila Cachoeirinha; Farmácia Santo André; Farmácia Seleta e Farmácia Vila Rosa.