Termina nesta quinta-feira (29/2), o período de inscrição para o processo seletivo para residência multiprofissional em saúde da família dentro do projeto Laboratório de Inovação na Atenção Primária à Saúde (InovaAPS), da Fiocruz. O programa será desenvolvido em Dourados em parceria com a Prefeitura de Dourados, através da Sems (Secretaria Municipal de Saúde).
Profissionais das áreas de medicina, enfermagem, odontologia, psicologia, nutrição e fisioterapia concorrem a 31 vagas, sendo seis para médicos e as demais com cinco cada. O cadastro para concorrer a uma das vagas pode ser feito no endereço residencia.sems.dourados.ms.gov.br.
Até agora, 37 médicos se inscreveram no processo, com taxa de 6,2 candidatos por vaga. Para residência multiprofissional, são 331 inscritos, com média geral de 10,3 candidatos por vaga. A maior concorrência está na área de psicologia, com mais de 16 candidatos por vaga.
Os profissionais selecionados vão atuar em quatro Unidades de Saúde de Dourados, onde terão residência médica em medicina de família e comunidade e multiprofissional em saúde da família. Ao todo, serão 38 profissionais que irão atuar e receber formação nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) dos bairros Jóquei Clube, Ildefonso Pedroso, Jardim Maracanã e Parque do Lago II. Com os novos profissionais, os quatro postos de saúde passarão a atender a população em horário estendido e sem fechar para o almoço, das 7h às 19h.
Parceria
Através da implantação do projeto Laboratório de Inovação na Atenção Primária à Saúde – InovaAPS, da Fiocruz, em Dourados, foram aprovados os programas de residência médica em Medicina de Família e Comunidade Multiprofissional em Saúde da Família.
Por meio do projeto InovaAPS, o Ministério da Saúde vai investir cerca de R$ 28 milhões de recursos federais na cidade para custear o projeto pelos próximos dois anos. Serão seis residentes médicos e outros cinco para cada uma das outras áreas.