O HU-UFGD (Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados), vinculado à Rede Ebserh, deu mais um passo para melhorar a saúde da população ao assinar um contrato de R$ 28 milhões para a segunda etapa da Unidade da Mulher e da Criança. O contrato de nº 15/2024, celebrado com a Poligonal Engenharia e Construções Ltda, visa ampliar e modernizar as instalações do hospital, com a conclusão das obras prevista para 2027.
O contrato inclui o fornecimento de materiais, equipamentos e mão de obra necessários para a conclusão das obras pela empresa sediada em Campo Grande (MS). O investimento não apenas fortalece a infraestrutura do hospital, como também visa proporcionar um atendimento mais especializado e humanizado para mulheres e crianças da macrorregião de Dourados que abrange 34 municípios distribuídos entre 4 microrregiões.
Com a conclusão da obra, a UTI Pediátrica, única na cidade, terá sua capacidade ampliada de 10 para 20 leitos, a UTI Neonatal também passará de 10 para 20 leitos, e a Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal aumentará de 15 para 40 leitos. Além disso, a obra efetivará a liberação de espaço físico para futuras expansões no HU, incluindo o centro cirúrgico, pediatria e a ampliação da UTI Adulto.
O contrato
O contrato foi formalmente assinado em 2 de setembro de 2024, com a participação do Superintendente do HU-UFGD, Hermeto Macario Amin Paschoalick, e do Gerente Administrativo Substituto, João Fernandes Guimarães Junior, representando a contratante. Do lado da contratada, a assinatura foi realizada por Renato Cristóvão Abrão, diretor da Poligonal Engenharia e Construções Ltda.
Prevista para começar em outubro deste ano, a obra, que será executada ao longo de 24 meses, com possibilidade de prorrogação, tem como objetivo ampliar a Unidade da Mulher e da Criança e, consequentemente, a capacidade de atendimento do HU-UFGD, oferecendo serviços mais especializados e adaptados às necessidades dessa parcela da população. O prazo de vigência do contrato é de 30 meses, com término previsto para 1º de março de 2027.
Além do escopo técnico da obra, o contrato estipula cláusulas rigorosas em termos de cumprimento de prazos, qualidade dos materiais e serviços, bem como a observância de normas de segurança e de proteção ao trabalhador. A empresa Poligonal Engenharia e Construções Ltda assumiu o compromisso de manter as condições de habilitação e qualificação exigidas ao longo de toda a execução do contrato, além de aderir aos princípios éticos e normativos da Ebserh.
O valor de R$ 28 milhões inclui todas as despesas relacionadas à execução do projeto, tais como tributos, encargos sociais e trabalhistas, além de custos com materiais, transporte e seguro. O contrato também prevê uma garantia de execução e uma garantia de obra, que cobrirão eventuais falhas estruturais ou materiais por um período de cinco anos após a conclusão da obra.
O superintendente do HU-UFGD, Hermeto Macario Amin Paschoalick, destacou a eficiência do processo de contratação da obra. "Conseguimos revisar e readequar o projeto, que era antigo, de 2016, e que não previa, por exemplo, os leitos de isolamento respiratório, hoje tão necessários", afirmou.
Ele também ressaltou a importância das discussões com as diversas instâncias do Sistema Único de Saúde (SUS). "Foram profundas as discussões com conselhos municipal e estadual de saúde, secretarias estadual e municipal de saúde, Ministério da Saúde e Rede Ebserh/MEC", explicou.
Outra obra
Além disso, conforme o gerente administrativo substituto Guimarães Junior, o HU-UFGD tem outra obra prevista para ser licitada ainda neste ano para a reforma das clínicas do hospital, sendo as clínicas médica, pediátrica e cirúrgica. E também para a ampliação do serviço na área de nefrologia. “Essa reforma vai contemplar também a climatização de todas as enfermarias”, completou.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.