A Sems (Secretaria Municipal de Saúde) de Dourados divulgou uma nota nesta segunda-feira (20/5), informando alguns dados referente a campanha de vacina contra a Dengue que iniciou em janeiro deste ano, em parceria com o laboratório Takeda Pharmaceuticals International (Takeda).
O município recebeu do laboratório 210 mil doses do imunizante Qdenga, desse total, 79 mil tomaram a primeira dose e 10 mil já completaram o ciclo vacinal com a segunda. O prazo para tomar a primeira dose que se encerraria no domingo (19/5), foi prorrogado até 31 de julho de 2024.
“As ações estavam sendo conduzidas de maneira que a aplicação da 1ª dose ocorresse até a data de 19 de maio de 2024, objetivando a garantia do imunizante para esquema vacinal com duas doses, tendo em vista que o lote com maior validade vence em 22 de agosto de 2024. Em todo o processo de vacinação é considerado o intervalo de doses e a garantia de que as pessoas que receberam a 1ª dose sejam contempladas com a 2ª dose, onde o intervalo preconizado pela fabricante é de 90 dias”, diz trecho do informativo repassado à imprensa.
Outro trecho da nota, que é assinada por Edvan Marcelo, gerente do Núcleo de Imunização, e Devanildo de Souza Santos, diretor de Vigilância em Saúde, reafirma que “em momento algum foram desprezadas doses do imunizante em Dourados por prazo de validade vencido. Na data de 17 de maio de 2024 houve uma reunião com os representantes do laboratório Takeda onde foi repassada a informação que serão disponibilizadas novas doses de vacina [...], com prazo de validade maior e dessa forma teremos a possibilidade de uma nova prorrogação da oferta da 1ª dose até 31 de julho de 2024, garantindo a 2ª dose até 31 de outubro de 2024”.
O fornecimento das vacinas é realizado por etapas, sendo considerada a logística do laboratório, recebimento e armazenamento dos imunobiológicos e a administração da vacina na população. Vale ressaltar, que Dourados realizou uma parceria direta com o laboratório Takeda para a vacinação da população douradense, por isso, as doses que o maior município do Estado têm recebido, não são do Ministério da Saúde.
A imunização contra a dengue acontece nas Unidades Básicas de Saúde, Sala de Vacinação do PAM e ações extramuros com o devido suporte.
“Contamos com a colaboração de todos para que possamos imunizar o número máximo de pessoas com as duas doses da vacina Qdenga e com essa ferramenta em mãos podemos evitar epidemias futuras de dengue, que no passado recente foram responsáveis por 20 óbitos e 7.596 casos confirmados de dengue somente nos últimos cinco anos, sem deixar de mencionar os gastos com internações e afastamento do trabalho por causa da dessa doença todos os anos”, menciona outro trecho do texto da Secretaria Municipal de Saúde.
Dourados é a cidade do Brasil com maior cobertura para vacina contra a doença, vacinando pessoas entre quatro e 60 anos, e isso deve impactar na redução dos casos, hospitalização e óbitos por dengue nos próximos anos.