Atualmente, Rio Brilhante é dos poucos municípios do Estado, que ainda efetua o pagamento do adicional de 50% na remuneração do período de férias dos servidores públicos.
O cálculo que é de acordo com o Art. 93. do Estatuto dos Servidores Públicos, já sofreu alterações na maioria dos municípios, que realizaram a redução no valor devido as mudanças aprovadas pela Constituição Federal.
Entretanto o valor investido no pagamento desta folha gera grande impacto na economia, principalmente, neste momento em que muitos municípios enfrentam crises financeiras, devido a pandemia do coronavírus.
Os números apontam que no ano de 2020, em Rio Brilhante foram investidos R$ 1.727.417,99 no pagamento do adicional de 50%. A redução deste percentual para 30% resultaria na economia de quase R$ 700 mil aos cofres públicos, anualmente.
Cabe ao Governo Municipal avaliar e estudar um pacote financeiro a fim de garantir recursos e investimentos ao município.
Com estas ações, o governo poderia minimizar os gastos, sem prejudicar as atividades e investir nas áreas mais afetadas pela pandemia.