O governador Eduardo Riedel vai receber na próxima quinta-feira (2/10), o presidente do Paraguai, Santiago Peña, em uma agenda que reforça a parceria entre os dois países e projeta avanços para o desenvolvimento regional.
O encontro começa no lado paraguaio da Ponte Bioceânica, obra estratégica para a integração entre Brasil e Paraguai. Em seguida, a comitiva deve passar por Dourados, onde está prevista visita às instalações da JBS, e depois segue para Campo Grande.
Na Capital, Peña será recebido oficialmente às 19h20 no espaço Yotedy, no Parque das Nações Indígenas. Já na sexta-feira (3/10), a programação inclui uma visita à fábrica da Suzano, em Ribas do Rio Pardo, considerada um dos maiores investimentos privados da história de Mato Grosso do Sul.
Entre os principais temas da agenda está a Rota Bioceânica, corredor logístico que vai ligar o Atlântico ao Pacífico, passando por Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. A expectativa é que o trajeto reduza em até 17 dias o tempo de transporte de mercadorias do Centro-Oeste para a Ásia, tornando o frete mais barato e competitivo.
Para Riedel, o encontro simboliza um novo momento para o estado.
“Hoje somos uma potência agroambiental que alia competitividade e compromisso com o futuro. Crescemos exponencialmente na indústria de transformação, temos uma das menores taxas de pobreza e desemprego do país, praticamente pleno emprego, e investimos no Pacto Pantanal para preservar o bioma, além da meta de ser Estado Carbono Neutro até 2030”, afirmou o governador.