Em Dourados, quase 10 mil eleitores estão com o título de eleitor cancelado e, caso não façam a regularização, não poderão votar nas eleições municipais de 2024. Os dados foram divulgados pelo TRE/MS (Tribuna Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) e apontam ainda que no Estado esses números chegam a 36,5 mil pessoas.
A realização do cadastro biométrico começou em 2008 e se tornou obrigatório em todo o Brasil nas eleições municipais de 2020, no entanto, por conta da pandemia de Covid-19, a medida foi suspensa até o pleito de 2022. A regra volta a valer a partir do ano que vem, com objetivo de revisar o eleitorado no Brasil.
Antes de suspender a obrigatoriedade, a Justiça Eleitoral havia cancelado mais de 2,5 milhões de inscrições distribuídas em 1.650 municípios de 15 estados do país.
Em MS, a revisão ocorreu em 28 localidades, entre elas Dourados. Nos dois cartórios do segundo maior colégio eleitoral, a soma títulos cancelados é de 9.860.
O eleitor precisa se atentar para o prazo de regularização que vai até 8 de maio de 2024. Para consultar se o título está cancelado, basta acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral (clique aqui), ir em ‘serviços’ e clicar em ‘situação eleitoral’.
Outro caminho é através da câmera do celular, onde a pessoa pode fazer a leitura do QR Code que a direcionará para a Situação Eleitoral.
Caso não consiga em nenhum desses casos, deve se deslocar ao cartório eleitoral, que em Dourados, está localizado na Rua Montese, número 435, no Bairro Jardim Londrina.