Durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta quinta-feira (10/4), o prefeito de Dourados, Marçal Filho, fez um balanço dos primeiros 100 dias à frente da administração municipal. Em tom otimista e confiante, o chefe do Executivo não economizou nas palavras ao afirmar: “São os melhores 100 dias de governo de todos os tempos”.
A declaração foi feita diante de um cenário inédito: todos os secretários municipais participaram da entrevista coletiva, algo que, segundo o próprio Marçal, nunca havia ocorrido na história recente da cidade. “Não me lembro de nenhuma administração que tenha feito tanto em tão pouco tempo”, afirmou.
Entre os temas abordados, Marçal destacou o resgate de recursos federais destinados à construção de escolas, que, segundo ele, haviam sido “esquecidos” pela gestão anterior. “Isso representa prejuízo para o município, que agora terá que dispor de contrapartida maior para a execução das obras. Mas nós vamos fazer”, garantiu.
O prefeito também fez duras críticas à situação encontrada ao assumir o comando da prefeitura. “O antecessor falava muito, durante a campanha, que a casa estava arrumada. Na verdade, não tinha casa arrumada coisa nenhuma”, disparou. Segundo ele, o município estava com o caixa vazio, com dívidas, quadro de pessoal acima do limite prudencial, unidades de saúde em péssimas condições e ruas esburacadas. “Mas, com dedicação e zelo de toda a equipe, estamos, agora sim, colocando a casa em ordem”, ressaltou. “Há ainda muito a se fazer, mas temos ainda quase quatro anos e vamos continuar trabalhando”, completou.
Ações em andamento
Durante a coletiva, o prefeito apresentou um panorama das ações já executadas e das metas traçadas para os próximos meses. Citou a recuperação da malha asfáltica com serviços de tapa-buracos de maior qualidade e recapeamento de ruas no Jardim Água Boa, em parceria com o Governo do Estado. Também pontuou a manutenção e o cascalhamento de estradas na zona rural e na reserva indígena, além das obras de contenção de alagamentos em pontos críticos da cidade e da revitalização de parques e praças.
Outro tema destacado foi a reativação do aeroporto regional de Dourados. “É uma obsessão minha”, comentou Marçal, ao reforçar o empenho da gestão nesse objetivo.
Educação e Saúde como prioridades
Na área da educação, o prefeito falou sobre a ampliação da oferta de vagas na rede municipal, com a pactuação de convênio para garantir três mil vagas na educação infantil. Mencionou ainda a descentralização e humanização do processo de matrícula, a entrega de kits escolares no primeiro dia de aula e dos uniformes escolares nesta semana — com a meta de que, já no próximo ano, os alunos recebam todo o material logo no início do período letivo.
Já na saúde, apontada por ele como a prioridade da gestão, Marçal celebrou a descentralização da entrega de medicamentos controlados, agora disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Também destacou a reabertura do posto de saúde do Jardim Ouro Verde, que estava fechado há mais de três anos, e a reforma do Centro Social Rural do Panambi. “Queremos ainda ampliar o Hospital da Vida e seguir com melhorias na UPA”, completou.
Equipe e planejamento
Além de responder a diversos questionamentos da imprensa, Marçal deu espaço para que cada secretário relatasse as principais ações de suas respectivas pastas. Ao final, fez questão de enaltecer sua equipe. “Tenho orgulho da minha equipe. Eu acertei na escolha e não abro mão de ter minha equipe, escolhida por mim, sem interferência de ninguém”, enfatizou.
A coletiva aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM) e marcou, para o prefeito, um momento de reafirmação do compromisso com a cidade. “Estamos só começando”, concluiu.