Na 12ª sessão ordinária realizada na segunda-feira (25), na Câmara Municipal de Dourados, o vereador Laudir Munaretto (MDB) apresentou uma indicação solicitando o retorno das atividades físicas, esportivas e de lazer, no Centro de Convivência do Idoso André’s Chamorro.
O local é administrado pelo município e atende pessoas acima de cinquenta e cinco anos, de ambos os sexos, independentes fisicamente, com ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida, contribuindo para o envelhecimento ativo, saudável e autônomo.
Além disso, o Centro oportuniza um ambiente de sociabilidade, propiciando o desenvolvimento das potencialidades que impactam tanto no físico, quanto no emocional dos idosos.
Dentre os principais benefícios das atividades na terceira idade estão a melhora o funcionamento do coração e dos pulmões; fortalecimento dos músculos; fortalece dos ossos; auxilia no funcionamento das articulações; reduz o risco de quedas; diminui a gordura corporal; evita depressão; e auxilia a manter o cérebro alerta.
Entretanto, as atividades foram encerradas no período vespertino, por isso os participantes encaminharam abaixo-assinado ao vereador Laudir solicitando o retorno.
“É importante estudar viabilidade do retorno das atividades físicas, esportivas e de lazer porque elas contribuem para que os idosos tenham independência e mantenham a sua autonomia para realizar tarefas cotidianas”, explicou o vereador Munaretto.
O documento foi endereçado ao prefeito de Dourados, Alan Aquino Guedes de Mendonça, ao secretário de Governo e Gestão Estratégica, Wellington Henrique Rocha Lima e a secretária de Assistência Social, Elizete Ferreira Gomes de Souza.