Durante a sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos, o presidente da Câmara de Dourados Laudir Munaretto (MDB) destacou o papel fiscalizador do Legislativo, pautando o trabalho na ‘harmonia, diálogo e bom senso, independente de diferenças partidárias, ideológicas’.
O vereador ressaltou os trabalhos que a Câmara Municipal vem desenvolvendo desde o início do ano e destacou algumas melhorias que pretende executar na estrutura física da Casa de Leis e na informatização dos processos administrativos. “Como presidente desta Casa de Leis, pretendo fazer uma gestão profissional, eficiente e moderna, respeitando a nossa Constituição Federal, nosso Regimento Interno e as Leis, pautando nossas ações em produtividade e efetividade”, afirmou
Laudir também pediu apoio dos colegas vereadores e agradeceu a confiança e receptividade entre os servidores. “Os vereadores podem contar sempre com a minha lealdade, desde que nossos anseios sejam os mesmos da população douradense, para que possamos seguir no caminho da ética e da honestidade”, enfatizou.
Entre os principais projetos que estão sendo planejados pela Mesa-Diretora da Câmara está a construção de uma nova sede para o Poder Legislativo, a criação de um aplicativo para facilitar e agilizar o acesso da população aos serviços da Câmara e a implantação da TV e Rádio Câmara de Dourados. “São ações estruturantes que estão sendo pensadas pela Câmara, e com a participação de todos os vereadores, para aproximar a população do Legislativo. A participação popular é de fundamental importância para que possamos cumprir o papel de fiscalização ao Executivo e elaborar os projetos que venham de encontro aos anseios da sociedade”, afirmou Laudir Munaretto.
EXECUTIVO
Já o prefeito Alan Guedes (PP) defendeu o papel institucional da Câmara e pregou a união entre o Legislativo e o Executivo. Citou alguns desafios que considera pertinentes à sua gestão, como o pagamento dos salários em atraso aos servidores públicos municipais e dividas da Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados) “Não por opção, mas por necessidade, foi necessário parcelar o salário dos servidores, faltando apenas duas parcelas a serem pagas, uma no dia 16 e outra no dia 26 de fevereiro”, exemplificou.
Contudo, o prefeito destacou algumas ações que considera positivas, entre elas os 2.500 funcionários da linha de frente no combate a Covid-19, já imunizados em conformidade com o Plano Nacional de Imunização e a criação do Portal Transparência no controle da vacinação. “Tenho convicção que na sessão solene de abertura dos trabalhos do ano de 2022 quando aqui voltar teremos muito mais para mostrar e uma cidade melhor do que temos hoje. Nós não nos omitiremos e juntos vamos encontrar grandes caminhos para a cidade”, concluiu.
Após a sessão solene, os vereadores entregaram Título de Cidadão Douradense ao promotor de Justiça, Ricardo Rotunno, por proposição do vereador Olavo Sul (MDB), aprovado por unanimidade na legislatura passada.
Também participou da solenidade o deputado estadual Renato Câmara (MDB), representando a Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul, além de outras autoridades políticas e representantes de segmentos da sociedade.