Pesquisa de opinião realizada nos dias 19 e 20 de setembro, em Rio Brilhante, divulgada pelo Instituto Ranking Brasil Inteligência nesta semana, mediu a avaliação do prefeito Lucas Foroni, que está em seu segundo mandato, tendo sido reeleito em 2024 com 16.148 votos (83,66%). Já de olho nas eleições do ano que vem, o jovem prefeito colocou seu nome à disposição para disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados.
O levantamento, que ouviu 500 moradores do município, mediu a avaliação da gestão municipal, a imagem do prefeito Lucas Foroni e a possibilidade.
Os números revelam um cenário amplamente favorável ao chefe do Executivo. Oito em cada dez entrevistados (80%) classificaram sua administração como “boa” ou “ótima”, contra 11% que consideraram “ruim” ou “péssima”. Outros 5% avaliaram como “regular” e 4% não souberam responder.
Além da gestão, a pesquisa também investigou a imagem pessoal de Lucas Foroni. Entre os entrevistados, 50,2% afirmaram que ele é “bem falado” ou “famoso”, 18% o consideram “responsável e querido” e 16,4% destacam que é “muito atuante” e “mudou a cidade para melhor”.
Outras qualidades citadas foram “esforçado e de boas intenções” (12,6%), “bom prefeito e boa gestão” (10,8%), “tem futuro e vai longe” (8,4%) e “pessoa honesta e correta” (7,8%). Também foram mencionadas características como simpatia, humildade, carisma e atenção com a população.
A pesquisa mostra ainda que 75% da população afirmam conhecer o prefeito, enquanto 15% dizem já ter ouvido falar dele, mas de forma superficial. Apenas 6% declararam não conhecê-lo.
Outro dado de destaque é o potencial eleitoral de Foroni para 2026. O levantamento revelou que, caso renuncie ao cargo para disputar uma vaga de deputado federal, 66% da população é favorável à sua candidatura, enquanto 20% defendem que ele permaneça na prefeitura. Outros 10% ainda não têm opinião formada e 4% não responderam.
Quando questionados se votariam em Foroni para a Câmara Federal, 61% responderam que sim, 21% disseram que preferem que ele continue como prefeito, 13% ainda não têm opinião formada e 5% não responderam.
O estudo também mediu a percepção sobre sua capacidade de atuação em Brasília. Sete em cada dez entrevistados (70%) afirmaram acreditar que Lucas Foroni seria um bom deputado federal, enquanto 11% discordaram e 15% não souberam opinar.
A pesquisa foi realizada com margem de erro de 5 pontos percentuais para mais ou para menos, e índice de confiança de 95%.