Maria Teresa Belandria, embaixadora da Venezuela, cumpre agenda hoje (20), em Dourados, e além de conhecer a situação dos imigrantes espalhados pelos semáforos da cidade, ela pede a regularização dos venezuelanos que entraram no Brasil ilegalmente.
A agenda prevê encontro com o prefeito Alan Guedes (PP), às 11h, no CAM (Centro Administrativo Municipal), e depois um almoço privado. Amanhã (21), o encontro deve ocorrer na Câmara de Vereadores, às 9h.
A maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul está entre os municípios brasileiros que mais receberam imigrantes por meio da Operação Acolhida, criada em 2018, pela União. Na época, se intensificava a crise política e econômica na Venezuela.
Estima-se, com base em dados do Governo Federal, que 2.558 venezuelanos moram ilegalmente em Dourados, e trabalham nos setores da construção civil e indústria de transformação.
Já passou por Campo Grande
A embaixadora já esteve em Campo Grande, onde se encontrou com o governador, e pediu a regularização desses imigrantes, como mencionado no início da reportagem.
De acordo com a assessoria de imprensa do Governo do Estado, após a reunião, Reinaldo Azambuja pediu ao secretário de Segurança de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, que entrasse em contato com os secretários de Roraima e Amazonas, além do ministro da Justiça, Anderson Torres.
Maria Teresa disse que passou por 15 estados do Brasil para tratar o assunto. “Eles estão nas ruas sem documento. Cerca de 90% são de famílias”.
A embaixadora integra o governo interino de Juan Guaidó, que já foi reconhecido por 60 países, incluindo o Brasil.