O PP e o PL já teriam batido o martelo sobre fazer uma aliança no município de Dourados, o 2º maior de Mato Grosso do Sul, para as eleições municipais deste ano, apoiando a pré-candidatura à reeleição do atual prefeito Alan Guedes (PP) no pleito do próximo dia 6 de outubro.
Segundo fontes ouvidas pelo Correio do Estado, a aliança teria sido costurada em Brasília (DF) pela senadora Tereza Cristina, líder do PP no Senado Federal, diretamente com o presidente nacional do partido, senador Ciro Nogueira, e com o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, sendo avalizado pelo ex-presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (PL).
Ainda de acordo com a apuração da reportagem, na visita que Bolsonaro fará a Dourados nos próximos dias 14 e 15 de maio é possível que o ex-presidente da República já faça o anúncio oficial da aliança entre o PP e PL no município para reeleger Alan Guedes como prefeito por mais quatro anos.
A princípio, o presidente municipal do PL em Dourados, o deputado federal Rodolfo Nogueira, pretendia lançar a esposa dele, Gianni Dias Aguilar Nogueira, atual secretária da comissão provisória municipal do partido, como pré-candidata a prefeita.
No entanto, as lideranças nacionais do PL – leia-se Valdemar Costa Neto e Jair Bolsonaro – entenderam que o nome dela ainda não teria a capilaridade política para disputar e vencer uma eleição para a prefeitura de um município do porte de Dourados.
Agora, conforme essas mesmas fontes informaram ao Correio do Estado, é bem provável que Gianni Nogueira seja indicada para ser a pré-candidata a vice-prefeita na chapa encabeçada por Alan Guedes para ganhar maturidade política e, nas eleições de 2026, tentar uma cadeira na Assembleia Legislativa, fazendo uma dobradinha com o marido, que tentará a reeleição para a Câmara dos Deputados.
Com a definição dessa aliança em Dourados, o prefeito Alan Guedes ganha força para buscar a reeleição, afinal, o município é um grande polo bolsonarista em Mato Grosso do Sul e, com o apoio do ex-presidente, ele pode reverter a corrida eleitoral, pois, nas últimas pesquisas intenções de voto divulgadas publicamente, aparece em segundo lugar.
Visita
Nos próximos dias 14 e 15 de maio, Jair Bolsonaro vai a Dourados para participar da exposição agropecuária do município, sendo que ele confirmou sua vinda, ao lado de Gianni e Rodolfo Nogueira, dizendo que seu avião pousará em Ponta Porã, de onde se deslocará para o município vizinho.