A prefeitura de Dourados garantiu em 2021 R$ 62.315.193,10 em emendas impositivas para o município. Elas são a parte do orçamento público, cuja aplicação é feita pelo Executivo federal e indicada por deputados federais e senadores. Muitos projetos estavam parados por falta de documentação, ou outros pontos dos requisitos exigidos.
“Fizemos uma força tarefa e concentramos na Segov esse trabalho. Levantamos os pedidos e projetos de todas secretarias para fazer um alinhamento. Nosso objetivo é não perder nenhum recurso para Dourados”, frisou o secretário de Governo, Henrique Sartori.
Com os recursos diversas obras e aquisições poderão ser realizadas, focando principalmente em infraestrutura. “Tudo isso é fruto do relacionamento que estamos construindo com a bancada federal, através de projetos enviados aos parlamentares, Secretarias de Estado e Ministérios que são entregues, muitas das vezes, pessoalmente. Além de toda articulação em Brasília, como que estamos fazendo nessa semana, indo pessoalmente a cada Ministério, conversando com gestores, tudo para garantir o melhor para nossa cidade”, pontuou o prefeito Alan Guedes.
Para se ter uma ideia do crescimento nos valores das emendas, entre 2017 e 2020 os recursos somaram R$23.622.637,10. Os números de 2021 refletem o empenho da atual gestão. Ainda de acordo com o prefeito, todas as emendas aprovadas pelos Ministérios e os processos encaminhados para Caixa Econômica Federal, para análise e possíveis apresentações de documentos e posteriores assinaturas de contratos e realizações de licitações.