Dourados deve ser um dos primeiros municípios do Estado a dar acesso aos serviços de saneamento básico a toda a população. Esse é o cenário apresentado nesta sexta-feira (27), pelos diretores da Ambiental MS Pantanal (AMSP) – empresa criada a partir da Parceria Público-Privada (PPP) entre o Grupo Aegea e a Sanesul –, durante visita a Câmara Municipal de Dourados.
O diretor-presidente da AMSP, Celso Paschoal, e o diretor de relações institucionais da MS Pantanal, Paulo Antunes, foram recebidos pelo presidente da Câmara Laudir Munaretto (MDB), pelo vice-presidente Cemar Arnal (Solidariedade) e pelo 1º secretário Juscelino Cabral.
Os representantes da concessionária apresentaram à mesa-diretora da Câmara de Dourados o projeto da empresa, que pretende posicionar o Estado como o primeiro a dar acesso aos serviços de saneamento básico a toda a população dentro da próxima década.
“Foi uma reunião muito importante, onde apresentamos todo o escopo da PPP, o que foi realizado até o momento e trocamos experiências”, comentou Celso Paschoal. “É um projeto que trará inúmeros benefícios para Dourados e todo o Estado e que precisa da participação dos órgãos envolvidos direta e indiretamente, como a Câmara de Dourados”, ressalta.
A empresa Ambiental MS Pantanal assumiu em maio definitivamente os trabalhos para o processo de universalização do esgoto em Mato Grosso do Sul. O modelo da Parceria Público-Privada (PPP), adotado pelo governo do Estado para a universalização do esgotamento sanitário em MS, promete ser um marco para o Estado, se destacando como o primeiro no país.
Durante o encontro, os diretores da concessionária informaram que o Marco Legal do Saneamento Básico prevê que todos os municípios do país atinjam cobertura superior a 90% em serviços de esgotamento sanitário até 2033. No entanto, a previsão é de que MS atinja a marca de 98% de acesso aos serviços de saneamento básico ao longo dos próximos 10 anos. Atualmente, 44% da população do Estado tem acesso aos serviços.
Conforme a AMSP, Dourados é hoje um dos municípios do Estado com maior cobertura em serviços de saneamento básico e deve ser um dos primeiros a atingir a universalização em MS. “Dourados tem hoje 83% da população coberta pelos serviços de saneamento básico. Com as obras e investimentos já iniciados, o município deve chegar a 92% de cobertura ao longo dos próximos anos”, destacou Celso Paschoal.
Laudir Munaretto destacou a importância do projeto liderado pela AMSP no Estado e colocou a Câmara de Dourados à disposição para atuar como um parceiro institucional ao longo dos próximos anos. “Saneamento básico é garantia de melhoria na qualidade de vida das pessoas. O projeto apresentado hoje pelos diretores da concessionária é muito promissor e deve trazer avanços importantes para a população de Dourados e do Estado ao longo dos próximos anos”, frisou.
PPP
A MS Pantanal deu início à operação plena em maio e já está atuando nos 68 municípios cobertos pela Sanesul no Estado. Até o final de 2031 - com a universalização -, cerca de 1,7 milhão de pessoas deverão ter acesso aos serviços de saneamento básico no Estado via PPP. Para isso, estima-se investimento de pelo menos R$ 1 bilhão, incluindo obras de extensão de rede e melhorias e ampliação de estações de tratamento de esgoto.
Também presente na reunião, o diretor de relações institucionais da MS Pantanal na região Centro-Oeste, Paulo Antunes, lembrou que é “fundamental estabelecer uma relação de parceria e confiança, sempre respaldada na excelência operacional e cumprimento das condições contratuais”. “Nosso compromisso sempre será a melhoria da qualidade de vida das pessoas em todas as cidades e regiões em que atuamos. Em Dourados e no Mato Grosso do Sul, reafirmamos esse compromisso, que deverá nortear as nossas práticas e comportamentos”, acrescentou.