Os trabalhos legislativos ainda não foram oficialmente abertos em Dourados, mas a pauta política não teve recesso. Às vésperas da primeira sessão ordinária deste ano, que acontece na próxima segunda-feira (7), alguns vereadores já sinalizam que pretendem entrar na disputa em busca de assentos na Assembleia ou na Câmara Federal.
Questionados pela reportagem do Midiamax a respeito das intenções eleitorais para 2022, boa parte dos parlamentares municipais apontam a direção que pretendem navegar, como é o caso de sete vereadores que foram categóricos em afirmar que são candidatos a deputado estadual ou federal.
O primeiro a deixar claro que pretende submeter o nome novamente ao crivo dos eleitores é o presidente da Câmara Municipal, Laudir Antônio Munaretto (MDB). “Sou pré-candidato, mas ainda sei se é deputado federal ou estadual”, comentou Munaretto, ressaltando que irá caminhar de acordo com a decisões da legenda.
Veterano no parlamento municipal e primeiro suplente de deputado estadual, Elias Ishy de Mattos (PT), afirma que pretende disputar uma vaga à Câmara Federal. “Estou no sexto mandato como vereador e sou pré-candidato a deputado federal”, afirma Ishy, que já concorreu ao cargo em 2010 e está filiado há 33 anos no mesmo partido.
O desejo de conseguir uma cadeira na Câmara Federal também é compartilhado por Maurício Roberto Lemes (PSB). Ele está no terceiro mandato e já se colou à disposição do partido para concorrer a deputado federal. “As coisas ainda estão meio nebulosas, mas vamos em frente”, ponderou o parlamentar.
Única vereadora eleita pelo Progressista, a jornalista Maria Imaculada Nogueira, se considera pré-candidata, mas disse que o cargo vai depender das definições partidária. “Quero ser deputada estadual para trabalhar para o Mato Grosso do Sul todo, e principalmente por Dourados. Já está na hora de termos novamente uma mulher na Assembleia”, ressalta.
Novatos e indecisos
Daniel Teixeira da Costa Junior (Patriota), Fábio Luis Da Silva (Republicanos) e Rogério Yuri Farias Kintschev (PSDB), são recém-chegados no Legislativo de Dourados e nem por isso querem ficar da disputa. Daniel almeja a Câmara Federal, Fábio busca uma vaga na Assembleia e Rogério Yuri.
A lista de pretendentes pode ficar ainda maior, caso 5 parlamentares aceitem o convite pelas suas respectivas legendas. Na lista de indecisos estão Creusimar Barbosa Da Silva (DEM), a ex-presidente da Câmara Municipal e atual líder do prefeito, Daniela Weiler Wagner Hall (PSD), Diogo Silveira Castilho (DEM), Márcio Pudim (DEM) e Sérgio Nogueira (PSDB).
Por outro lado, quatro parlamentares ouvidos pela reportagem do Midiamax responderam que preferem direcionar o foco para o mandato no Legislativo Municipal. Nesse grupo estão Jucemar Almeida Arnal (Solidariedade), Jânio Colman Miguel (PTB), Liandra Ana Brambilla (PTB) e Marcelo Pereira Mourão (Podemos).
A reportagem entrou em contato com os 19 vereadores que compõem a atual legislatura da Câmara. Entretanto três deles não responderam os questionamentos sobre as intenções para 2022: Juscelino Rodrigues Cabral (DEM), Marcos Roberto Soares (Solidariedade) e Olavo Henrique dos Santos (MDB).
*Midiamax