Os 24 deputados estaduais eleitos em outubro passado, tomam posse nesta quarta-feira (1), na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), às 9h, em Campo Grande. Na ocasião também será eleita a nova Mesa Diretora da 12ª Legislatura.
A cerimônia será conduzida pelo atual presidente da Casa de Leis, Paulo Corrêa (PSDB). Após abrir a sessão, convidará dois parlamentares, de partidos diferentes e das maiores bancadas, para atuarem como primeiro e segundo secretários. Em seguida acontecerá a prestação do compromisso parlamentar, haverá a chamada dos eleitos e será declarada a instalação da nova Legislatura. Na sequência, será lido o termo de posse e executado o Hino de Mato Grosso do Sul.
Tomarão posse os eleitos:
Mara Caseiro (PSDB), Paulo Corrêa (PSDB), Zeca do PT (PT), Jamilson Name (PSDB), Zé Teixeira (PSDB), Lídio Lopes (Patriota), Pedro Caravina (PSDB), Coronel David (PL), Pedro Kemp (PT), Lucas de Lima (PDT), Junior Mochi (MDB), João Henrique Catan (PL), Gerson Claro (PP), Londres Machado (PP), Antonio Vaz (Republicanos), Rafael Tavares (PRTB), Renato Câmara (MDB), Amarildo Cruz (PT), Neno Razuk (PL), Pedrossian Neto (PSD), Lia Nogueira (PSDB), Marcio Fernandes (MDB), Roberto Hashioka (PSDB) e Rinaldo Modesto (Podemos).
Eleição e suplência
As autoridades irão discursar e na sequência será convocada uma sessão extraordinária, seguindo o Regimento Interno da Assembleia Legislativa, para eleger a Mesa Diretora por meio do voto nominal e aberta.
Os cargos são: presidente, segundo vice-presidente, terceiro vice-presidente; primeiro, segundo e terceiro secretário. Essa Mesa Diretora conduzirá o Parlamento Estadual pelos próximos dois anos - 1ª e 2ª sessões legislativas.
Não há tempo determinado para a definição dos novos integrantes da Mesa Diretora.
Após a proclamação dos eleitos e posse, o presidente eleito fará a leitura do termo de posse e fará o primeiro pronunciamento já no comando da Alems. A sessão será encerrada com a convocação de nova extraordinária.
Conforme a Gerência de Cerimonial, após a leitura e aprovação da ata, haverá a votação da resolução que concede licença ao deputado Caravina, bem como a leitura do termo de posse de João César Matogrosso (PSDB), primeiro suplente. O ato de posse dele prevê a formação de uma comissão para a entrada do deputado suplente, a prestação de compromisso, a declaração de posse, a leitura do termo de posse e o discurso do empossado.