Creusimar Barbosa, em entrevista realizada, no início de fevereiro, fez uma análise do seu primeiro ano de mandato como vereador na Câmara Municipal de Dourados (MS), lançado pelo partido Democratas.
“O ano de 2021 foi de muita dificuldade, pelo fato que estive acometido e limitado em saúde por causa da Covid-19. Tive que passar por algumas internações e até mesmo por alguns tratamentos posteriores em casa. O ano passado, o meu primeiro ano de mandato não foi como esperado. A minha perspectiva foi uma e Deus me deu outra.
Consegui atuar normalmente nos primeiros meses do primeiro semestre, e da metade do ano para frente, fiquei entre cuidar da saúde e cumprir os compromissos na câmara de vereadores. Contudo, com a minha atuação mais limitada, não consegui fazer as visitas nos bairros, ir atrás de projetos e demais ações para levar em pauta nas sessões. Então, para mim foi muito dificultoso neste aspecto. Mas mesmo assim, participei na maioria das sessões da câmara, e fiz muitas indicações que me foram solicitadas em parte pela população, em parte pelo que ouvi e vi serem necessárias em nossa cidade. Foram, vários pedidos focados na limpeza de terrenos, de praças e áreas públicas, solicitações de troca de lâmpadas e tapas buracos em ruas. Ou seja, busquei trabalhar para auxiliar e trazer o bem social imediato, em que algumas áreas da cidade estavam mais críticas e precisavam de uma atuação mais rápida da prefeitura e suas secretarias de infraestrutura e obras públicas.
Posso dizer que trabalhei até onde consegui, não vou dizer que foi ótimo, mas foi bom e satisfatório, diante das minhas condições naquele momento. Mas, sei que poderia e gostaria de ter feito mais, caso estivesse com a saúde em dia. Tenho essa consciência”, disse o Creusimar.
A partir dessa sua primeira análise, foi questionado sobre as perspectivas para o ano de 2022, como se prepara para iniciar os trabalhos e atividades na câmara de vereador, em início de fevereiro.
“Eu já estou com outra mentalidade. Se Deus quiser, a partir deste mês de fevereiro, quando voltar os trabalhos da câmara, quero reunir minha equipe, para orientar e definir as ações para o ano de 2022. Até porquê, é um ano eleitoral, mesmo não sendo para mim, mas como político a gente se envolve, no desenvolvimento de trabalhos, pautas e ações do partido. E iremos precisar ainda mais do esforço, dedicação e sinergia de todos do meu gabinete para atuar e aproveitar mais as oportunidades que forem aparecendo durante todo o desenrolar de 2022.
Este ano será bem cheio de trabalho! E quero retomar as visitas aos bairros, ao diálogo com as lideranças, e mesmo com a população com mais frequência. Tanto para compensar as que não consegui fazer ano passado, como as que terei que fazer este ano. Então, transformar o ano de 2022 em muitas ações e trabalhos para todos os douradenses”, respondeu o vereador.
Em seguida, foi questionado sobre como será e quais as áreas que o vereador Creusimar Barbosa deve trabalhar com mais cuidado e afinco neste segundo ano de mandato.
“As pastas políticas que são as mais exigidas e que vem de demandas históricas, não é de agora, é saúde, que sempre tem grande prioridade no município. A Secretaria de Serviços Urbanos também é um foco para ações rápidas nas ruas, praças e áreas públicas de Dourados, como tapa buracos e iluminação pública. E a Secretaria de Obras, são as pastas mais visadas e que a população como todo mais procuram ajuda nessas áreas o ano todo.
No início do ano, temos muitas demandas pontuais da área da educação, com a questão de vagas e melhorias nas escolas e creches da cidade. Mas estes pedidos são sazonais agora do início do ano letivo escolar. Já as três primeiras são cotidianas o ano todo. Por isso, essas pautas nos levam a ficar sempre atento para atuar junto a essas secretarias. São essas áreas que os vereadores são mais exigidos. O vereador é o político, entre todos os políticos, que fica na ponta, é aquele ouve diretamente da população os desejos, as solicitações, até mesmo as críticas diretas da atuação política. Sobra mais para o vereador, do que para o deputado estadual ou federal. Muitas vezes, a população não acompanha a votação dos deputados, mas dos vereadores todos estão acompanhando mais de perto. A gente que é vereador é muito cobrado. E isso é bom. Mostra que a população está vendo o nosso trabalho. Então, é preciso correr atrás das demais pastas e ações a serem realizadas pela câmara. Não ficar focado nas que são mais procuradas.
Eu tenho o pensando e quero realizar as visitas este ano pensando nisso. Ver as demandas e trabalhar por elas. Levar a minha programação de governo para que as pessoas que forem visitadas saibam quais serão as minhas atuações, e como posso contribuir com os desejos de todos os douradenses. Ter em mãos o que fiz ano passado, as solicitações cobradas junto a prefeitura, para todos poderem ver e também, já saberem como atuei e como vou atuar neste ano de 2022.
Como vocês sabem, o vereador tem o papel de fiscalizar e pedir ações para a prefeitura e suas secretarias agirem. E quero fazer isso com muito cuidado e de maneira assertiva. Quero estar mais presente nos bairros”, finalizou o vereador.
Após analisar e projetar o trabalho como vereador, fazendo jus ao cargo, o vereador Creusimar Barbosa deu o seu entender sobre o primeiro ano de atuação da prefeitura.
“Acho que a prefeitura foi nota média. Daria nota cinco. Eu sei que a própria população entende isso. Pela forma com que o prefeito pegou a prefeitura. Pelo jeito que estava, o desgaste estava muito grande. A prefeitura estava com a folha atrasada, com dívidas no Previd, a cidade desorganizada e necessitando de muitas manutenções e obras públicas, como a iluminação, os asfaltos cheiro de buracos e canteiros sujos e mato. Além da questão da saúde ainda mais complicadas com as necessidades referentes as ações ligadas à pandemia da covid-19. Diante desse quadro negativo do primeiro ano, a prefeitura não pode atuar com mais força. Ela buscou organizar as finanças, pagar as dívidas, limpar a cidade e fazer as manutenções básicas em todas as regiões de Dourados. Bem como, planejar as ações de vacinação. E esses serviços realizados são desafiadores e fizeram com que o prefeito tomasse decisões importantes para Dourados voltar a ser aquela cidade que gostaríamos que fosse.
Então, do ponto de vista administrativo e financeiro, sim a prefeitura fez excelente atuação em 2021, contudo, isso limitou a atuação em ações de melhorias na infraestrutura e obras públicas. Por isso, justifico a nota no meio. A prefeitura tem muito boa vontade, tem noção do que tem de ser feito e entende muito do que precisa ser feito. O Alan tem muita força de vontade de trabalhar por Dourados”, concluiu Creusimar.
Partindo para 2022, o vereador pode esclarecer como ele imagina ser o novo ano, a respeito da atuação da gestão da prefeitura.
“Vejo com muito bons olhos. As perspectivas são das melhores. Essa nota cinco pode pular para oito e chegar a 10.
Nós aprovamos o projeto Fonplata, um dinheiro que vem de fora pelo governo federal, do banco mundial. E esta ação só é possível com aceite da câmara de vereadores, e demos para a prefeitura. São 40 milhões de dólares que vão chegar a partir de março. Esse dinheiro vem por etapas e vai ser aplicado em vários setores do município. Não pode ser usado em apenas uma área específica. Então, deve ser usado para obras públicas, como para reformas de escolas e creches, construção de casas, asfalto novo e recapeamento de vias. Será possível realizações de obras nos bairros com esse dinheiro.
O Alan tem essa perspectiva de fazer um bom trabalho para cidade. Ele quer ser lembrado como um bom prefeito, que trabalhou, fez melhorias e ações em Dourados. Todo prefeito sonha fazer isso. E o Alan está buscando ser um bom prefeito. E acredito que ele seja capaz de realizar tudo que planeja para nossa cidade”, respondeu Creusimar Barbosa.
E ao fim, quando perguntado sobre o que podemos esperar de 2022, em nossa cidade, o vereador foi extremamente convicto que será marcado por muitas obras e trabalho.
“Eu vejo Dourados esse ano com ótimas perspectivas. O governo do estado não vai parar os investimentos e obras que tem sido feito em Dourados. O que para nós já um lucro muito grande. É um dever do governo, é! Mas também, é obrigação do município. O governo vai manter e fazer mais algumas que serão lançadas, pois estão em fase de licitação, como as ações da Coronel Ponciano. E tem outras obras a serem executadas. O governo estando presente aqui, a população só tem a ganhar.
E a prefeitura com as finanças organizadas, e dinheiro do empréstimo do Fonplata chegando, vai poder trabalhar também. Enquanto o governo investe em uma parte, o prefeito pode investir em outra área. Em 2022, Dourados tem tudo para ser o melhor ano de obras, dos últimos anos. O governo de um lado e a prefeitura do outro.
Há muito dinheiro para entrar e trabalhos para serem realizados em Dourados. Tem tudo para cidade crescer e melhorar. Creio que será o melhor ano para obras públicas dos últimos 10 anos. E se Deus quiser a pandemia vai acabar. E tudo vai começar a voltar a crescer, a economia a melhorar, diminuir a inflação, gerar mais empregos. E assim, no ano que vem, quando tiver avaliando o ano de 2022, nesta mesma época, a gente vai poder ver o quanto que 2022 foi bom para Dourados e que foi o ano que voltou a melhorar as condições de vidas de todos os moradores de nossa cidade”, concluiu o vereador Creusimar.