A partir de hoje (29), o Ligado Na Notícia vai publicar uma série de reportagens contando um pouco da história de cada candidato a prefeito de Dourados, bem como dos seus respectivos vices. Os primeiros são o deputado estadual José Carlos Barbosa, o Barbosinha (DEM), que disputa o pleito municipal com Valdenir Machado (PSDB).
Barbosinha nasceu em 1964, no Distrito de Itaguaçu, em São Simão (GO). Mudou-se para Angélica, depois Dourados, onde cursou Direito e, ao retornar [para Angélica], ingressou na vida política, sendo eleito prefeito entre 1989 e 1992.
Advogado, pós-graduado em Processo Civil, mestre em Direito Constitucional pela UnB (Universidade de Brasília), em 2007 assumiu o comando da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), ficando por sete anos e três meses. Em 2012 foi eleito presidente da Aesbe (Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento), sendo o primeiro sul-mato-grossense a presidir a instituição.
Em 2014, disputou as eleições gerais, e venceu, ocupando o cargo de deputado estadual. No ano de 2016, a convite do governador Reinaldo Azambuja, se licenciou da Assembleia Legislativa de MS para assumir a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), onde ficou por um ano e oito meses.
Após esse desafio, nas eleições de 2018, novamente Barbosinha concorreu, buscando a reeleição na Alems, e em 2020, afirmando ser o ‘candidato mais preparado para governar Dourados’, entrou para a disputa pela prefeitura de Dourados, ao lado do também já conhecido, Valdenir Machado (PSDB), que durante a pré-campanha, chegou a ser cotado para disputar o pleito, porém não como vice-prefeito.
Vice
Valdenir Machado nasceu em 1948, no município de Ribeirão dos Índios (SP).
Advogado, professor e cartorário, Valdenir iniciou a carreira política em 1977, como vereador em Dourados, sendo reeleito em 1983. Foi deputado estadual por três mandatos consecutivos, entre 1987 e 1998, ano em que assumiu a presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação e da Comissão de Educação, Cultura, Desporto Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa. Em 2014, as eleições como deputado federal, pelo PSDB, porém não se elegeu.
Agora, no ano de 2020, aliou-se ao Barbosinha, e disputa a prefeitura de Dourados como candidato a vice.