Dirigentes da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) estão em Barcelona (Espanha) para diversas atividades sobre cidades inteligentes. A programação inclui o Smart City World Congress, evento internacional, já fixo na agenda, mas abrange também interlocuções sobre investimentos internacionais e o compartilhamento de experiências para o desenvolvimento de cidades mais inclusivas, sustentáveis e humanas.
A programação articulada pela FNP teve início na segunda-feira, 14, ocasião em que o prefeito de Ribeirão Preto/SP, Duarte Nogueira, secretário-geral da Frente, conduziu intervenções de outros governantes municipais, com o objetivo de apresentar a empresários catalães as vocações das cidades e atrair investimentos internacionais. Além de Duarte, participaram da agenda os prefeitos de São José dos Campos/SP, Anderson Farias; de São Vicente/SP, Kayo Amado; de Dourados/MS, Alan Guedes; de Rio Verde/GO, Paulo do Vale; e as vice-prefeitas de Salvador/BA, Ana Paula Matos; e de Rio Branco/AC, Marfiza Galvão. “Falar sobre cidades inteligentes, é sobre isso. Cidades que propiciam igualdade de direitos e oportunidades, uma cidade melhor para o cidadão”, comentou Ana Paula na ocasião.
Experiências catalãs
Superbloco Sant Antoni - modelo para a transformação das ruas, com o objetivo de recuperar para o público uma parte o local ocupado por veículos particulares e alcançar um espaço público mais saudável, com mais verde, justo e seguro, que favoreça as relações sociais e a economia local.
Distrito 22@ Barcelona - projeto de planejamento urbano de revitalização de espaços deteriorados para torná-los mais atrativos. O distrito abriga incubadoras, diversos centros de pesquisa, universidades e empresas, é também um superlaboratório Urbano.
Smart City World Congress
Já na terça-feira, 15, integrantes da Comitiva participaram de mesas de debates do Smart City World Congress. Duarte Nogueira abriu a agenda na palestra "O que aconteceu com o novo normal?”. O prefeito falou na importância de usar a tecnologia para aprimorar os ônibus, o uso de energia elétrica e a experiência dos pedestres, além de dados para tomar melhores decisões. “É preciso investir no transporte público, diminuir o espaço dos carros e aumentar o espaço das pessoas“, disse.
Para responder se “Cidades inteligentes estão colocando segurança em primeiro lugar?”, o vice-prefeito de Curitiba/PR, Eduardo Pimentel, falou sobre a experiência da Muralha Digital, programa da prefeitura que alia policiamento e tecnologia da informação para tornar a cidade cada vez mais segura. "Nossos problemas são parecidos e as soluções também podem ser compartilhadas. A FNP tem um papel importante nesse sentido”, avaliou.
No mesmo dia, a comitiva da FNP foi recebida pelo diretor internacional do Congresso, Luis Gomez, que ressaltou a relevância da participação de governantes brasileiros no evento. “É muito importante ter prefeitos brasileiros na Smart City para buscar inspirações de como melhorar a qualidade da vida das pessoas, promover atração econômica e transformar a mobilidade”, afirmou.
Para Duarte Nogueira, o Congresso oferece uma oportunidade para o compartilhamento de experiências. “Muito importante trocar as informações que a SmartCity oferece para podermos, de volta nas nossas cidades, aplicá-las para trazer qualidade de vida, desenvolvimento e prosperidade.”