Começa nesta sexta-feira (9), o horário eleitoral gratuito no rádio e televisão. Cada candidato a vereador, prefeito e vice-prefeito tiveram seu tempo definido pelo cartório eleitoral, que é de dez minutos por vez.
Os horários das propagandas serão das 6h às 6h10, 11h às 11h10 nas emissoras de rádio. Já para a televisão, ficou definido das 12h às 12h10, 19h30 às 19h40.
Em Dourados a coligação ‘Reconstruir é o Nosso Desafio’, que tem seis partidos (Avante, Patriota, MDB, Podemos, DEM, PSB, PSDB, Solidariedade e PSD), o tempo será maior – três minutos e 51 segundos.
A chapa majoritária é composta por Barbosinha (DEM) e Valdenir Machado (PSDB), candidatos a prefeito e vice, respectivamente.
Já a coligação ‘Respeito por Dourados’, do então vereador e presidente da Câmara de Dourados, Alan Guedes (PP), que tem Drº Guto (PL), como postulante a vice, terá um minuto e 49 segundos. O Cidadania também compõe a coligação.
O terceiro maior tempo é do PT (Partido dos Trabalhadores) do candidato Joca, que tem como vice Lourdes de Castro. O partido que já comandou a prefeitura e atualmente tem apenas um representante na Casa de Leis, conta com um minuto e 17 segundos.
O PSL, com chapa pura de Mauro Thronicke e João Fabiano, contará com o um minuto e 15 segundos.
A coligação ‘Igualdade para Todos’ (PDT e PTB) que tem como candidato a prefeito Wilson de Matos (PTB) e professor Leo como vice, foi definido o tempo de 57 segundos.
O Republicanos, de Racib Harb e Dilvania Todescato, terão 47 segundos.
Em Dourados, o único partido que ficou sem tempo no rádio e televisão foi o PMN, isso porque a legenda não tem representatividade necessária na Câmara dos Deputados.
A medida ocorre devido à reforma política de 2017, através de emenda constitucional que começa a valer em 2020.
O Ligado Na Notícia destaca que, o critério usado pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Mato Grosso do Sul para a distribuição do tempo considerou todo o tempo de propaganda, ou seja, 5% deve ser dividido igualmente entre todos os partidos, independentemente de terem representação ou não no Congresso.
Até 12 de novembro, a ordem da propaganda ficou assim:
1° PDT
2° Solidariedade
3° PTB
4° Republicanos
5° PT
6° PSDB
7° Patriota
8°MDB
9° Podemos
10° Partido Novo
11° PSD
12° PMN
13° Avante
14° PSOL
15° Cidadania
16° PP Partido Progressistas
17° DEM Democratas
18°PSL
19° PSB