O prefeito de Dourados, Alan Guedes (PP), entregou na manhã desta sexta-feira (14), na Câmara Municipal, a peça orçamentária para o exercício do ano de 2023, cujo valor é de R$ 1.465 bilhão - aumento de 13% em comparação com o orçamento deste ano.
Ao Ligado Na Notícia, Alan Guedes disse que essa previsão acompanha os índices oficiais do Banco Central, por exemplo. “Para chegarmos neste valor de quase R$ 1,5 bilhão, nós acompanhamos os índices oficiais, e esse incremento na receita do município no ajuda a manter o limite prudencial de gastos, visto que já estamos muito próximos dele”.
O chefe do Executivo pontuou que parte do orçamento para o ano que vem está comprometido com a folha de pagamento dos servidores municipais, o que segundo ele, corresponde a 50,8%.
“Ano que vem vamos trabalhar com um pouco mais de folga, sobretudo no na questão da saúde, já que é esperada uma diminuição nos custos relacionados à saúde, tendo em vista que durante o período da pandemia, o custo de um leito de UTI [Unidade de Terapia Intensiva] foi além da tabela SUS [Sistema Único de Saúde]”, disse.
Sobre o Fonplata, contrato assinado na última segunda-feira (10), em Brasília, Alan ressaltou que para o ano que vem, será investido 20 milhões de dólares. “São cinco anos de investimentos, começando já em 2023 com 20 milhões de dólares, e que auxiliará e muito a entrega de serviços com qualidade para a população douradense”, finalizou.
Votação na Câmara
A proposta orçamentária começará a tramitar na Casa de Leis e no dia 24 de outubro, passará pela primeira votação durante Sessão Ordinária, enquanto isso, o projeto será analisado pelas Comissões de Finanças, Orçamento e Justiça.
Para a segunda votação, os vereadores terão 15 dias para trabalhar emendas e Projetos de Leis. A terceira votação, quando deverá ser aprovado o orçamento para 2023, ocorrerá no dia 15 de dezembro, última Sessão de 2022.