Portão que dá acesso à unidade precisou ser fechado para impedir que a autora entrasse; Vídeo: Ligado Na Redação
Pacientes e funcionários do posto de saúde da Vila Hilda, em Dourados, viveram momentos de tensão na manhã desta quarta-feira (12/2), após uma usuária de drogas identificada apenas como Taira, ir até o local e jogar pedras.
Para a segurança dos presentes, foi preciso fechar o portão que dá acesso à unidade de saúde e acionar a GMD (Guarda Municipal de Dourados). No entanto, antes da chegada da equipe, a autora conseguiu fugir e não foi localizada.
A reportagem esteve no local e conversou com alguns moradores da Vila Hilda e também do Jardim Itália, que relataram que vivem em clima de insegurança devido à presença constante de usuários de drogas e atividades criminosas nas proximidades da Praça Paraguai e do posto de saúde local.
Sobre a Taira, por exemplo, frequentemente ela tem praticados crimes como furto a um mercado na região e recentemente por ter agredido uma idosa.
Os moradores afirmam que não conseguem mais usufruir do próprio bairro com tranquilidade. Muitos evitam sentar-se em frente às casas ou circular em determinados horários por medo da criminalidade. A região próxima ao posto de saúde é apontada como ponto de concentração de ‘bocas de fumo’, o que tem agravado o problema.
Diante da situação, os moradores cobram uma resposta das autoridades e pedem providências urgentes para garantir a segurança na região. Segundo eles, o bairro, antes tranquilo, tem sido tomado pelo avanço do consumo de drogas e pela criminalidade, deixando a população refém do medo.
*Foto de capa: Leandro Holsbach/Alerta Dourados