Agentes da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) do Paraguai com apoio da FTC (Força-Tarefa Conjunta) e sob direção da promotora Rosana Coronel, estourou um megacentro de processamento de maconha que funcionva no Bairro Maria Auxiliadora, no distrito de Cerro Corá, região de fronteira.
Os policiais chegaram ao local e constataram um grande acampamento equipado com logística sofisticada para a produção em massa de maconha prensada, que operava 24 horas por dia.
Segundo dados divulgados pela Secretaria, foram apreendidos 132 pacotes de maconha prensada totalizando 1.500 quilos, 750 sacos de maconha picada, em fase de secagem ou pronta para prensagem, com peso aproximado de 15 mil quilos, sendo retirados de circulação 16.500 quilos da droga.
A infraestrutura desmontada contava com prensa hidráulica com motor elétrico, 11 prensas artesanais, mesas de corte elétricas, freezers industriais, geradores de energia e motores de alta performance, duas forrageiras industriais para trituração, rede elétrica permanente e banheiros com chuveiros, demonstrando a presença prolongada de funcionários.
Toda a operação demonstra uma ação criminosa bem financiada, visando o abastecimento do mercado brasileiro, dada a proximidade com a divisa entre Pedro Juan Caballero e Ponta Porã.