Forças operacionais do Codi (Comando de Operações de Defesa Interna) em operação conjunta com os policiais da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) iniciaram a sexta fase da operação CUT com objetivo de desmantelar estruturas de produção de maconha.
No domingo (27/8), um contingente operacional entrou em áreas de mata do povoado de Cerro Mojón, distrito de Yby Yaú, Concepción, e encontrou 14 hectares de cultivos de maconha. Segundo a polícia, a produção renderia ao tráfico aproximadamente 42 toneladas da droga.
Também foram localizados oito acampamentos do narcotráfico, onde foram encontrados 170 quilos de maconha prensada, 200 quilos de maconha picada e três prensas.
Num único dia, com a retirada da droga de circulação, estima-se um prejuízo econômico superior a 1,2 mil dólares, de acordo com o valor da droga em território nacional.
Esta fase da operação será prorrogada por mais alguns dias para afetar as estruturas do narcotráfico instaladas nas áreas arborizadas de Concepción e Amambay.