Agentes da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) lotados no Departamento Regional 1, de Pedro Juan Caballero na fronteira com o Brasil por Ponta Porã, apreenderam ontem (4), na área rural da Colônia Piky, 38 toneladas de maconha.
Na ação, foi desativado um centro de produção e armazenamento da droga, formado por 15 acampamentos interligados. Também foram apreendidos veículos, armas de fogo e outros materiais.
Conforme informações policiais, a Secretaria Nacional Antidrogas apreendeu 34.500 quilos de maconha picada acondicionada em centenas de sacos. Além do ilícito, foi encontrado gerador de energia, 30 macacos hidráulicos, abanadores, prensas e outros implementos utilizados no preparo da droga.
Até um poço era utilizado como ‘depósito’ pelos narcoprodutores e dentro dele havia 3.574 quilos de maconha prensada. A droga picada disposta em sacos foi incinerada no local, enquanto a carga em tabletes transferida para a Base Regional da Senad, em Pedro Juan.
Também foram apreendidos um caminhão, uma van e uma motocicleta. As mais de 38 toneladas de drogas retiradas de circulação representam um prejuízo econômico para os narcotraficantes de pelo menos 7,5 milhões de dólares, considerando o valor da droga em território brasileiro.
Fuzil caseiro
Entre os materiais apreendidos, chamou a atenção dos policiais, um fuzil artesanal, calibre 7.62 com diversos projéteis intactos.