A Receita Federal encontrou na tarde de ontem (18), 853 quilos de cocaína escondidos em uma carga de proteína de soja, que saía do Porto de Santos, no litoral paulista, e tinha como destino o Porto de Roterdã, na Holanda.
Segundo a imprensa paraguaia, a droga foi identificada por cães farejadores durante atividade rotineira de vigilância e repressão aduaneira.
A Receita Federal afirmou que esse tipo de fiscalização tem objetivo de “garantir o fluxo do comércio internacional, muito importante para a economia do país, sem perder de vista a segurança das operações”.
A droga foi apreendida e entregue à Polícia Federal, que acompanhou a atividade no Porto de Santos. A PF também já recebeu as informações sobre o caso e agora prosseguirá com as investigações.
A artimanha de esconder o entorpecente em cargas comerciais não é rara. De acordo com a Receita Federal, já foi identificada a tentativa de tráfico do produto em carregamentos de sucata, óleo, limão, farinha, papel, tripas de carne, açúcar, café, máquinas, goiabada e proteínas vegetais.
Somente no último ano, foram apreendidas pela Receita mais de 20,5 toneladas de cocaína no Porto de Santos.