A Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) do Paraguai desmontou uma grande estrutura de plantio e armazenamento de maconha em uma propriedade rural conhecida como Estância Santa Rita, em Yby Yaú, no departamento de Concepción — a cerca de 100 quilômetros de Ponta Porã.
A ação foi realizada por agentes do Departamento Regional nº 7, com apoio do Comando de Operações de Defesa Interna, do SAP 7 e do Ministério Público paraguaio.
No local, os agentes destruíram 1.600 quilos de maconha prensada em 76 fardos e outros 1.250 quilos da droga distribuídos em 52 pacotes. Também foram eliminados 4.800 quilos de maconha picada armazenados em 300 sacos e 240 quilos de sementes guardadas em seis galões. Ao todo, 7.890 quilos de entorpecentes foram incinerados.
Além da droga, a estrutura montada pelo grupo criminoso também foi desmontada. Os policiais destruíram dez prensas artesanais, 13 acampamentos usados pelos trabalhadores do esquema e três reservatórios de água que abasteciam o processo de secagem e preparo da maconha para distribuição.
De acordo com a Secretaria Nacional Antidrogas, o golpe financeiro às organizações envolvidas chega a aproximadamente US$ 1,183 milhão, levando em conta o valor que a droga alcançaria no mercado brasileiro.
A operação reforça o esforço das forças de segurança paraguaias para pressionar e enfraquecer redes de produção de maconha no norte do país, região que abastece parte do tráfico internacional.