Na tarde desta sexta-feira (21/6), durante coletiva de imprensa, o delegado do SIG (Setor de Investigações Gerais), Erasmo Cubas, e o inspetor da PRF (Polícia Rodoviária Federal), em Dourados, Waldir Brasil, deram detalhes sobre a quadrilha especializada em roubos de caminhonetes de luxo que foi desarticulada.
Quatro pessoas foram presas, sendo elas: Emerson Paes dos Santos, de 37 anos, e Matheus Bruno Franca de Oliveira, de 26. Eles foram detidos na BR-163, no município de Coxim, a bordo de um veículo VW Polo, banco. O terceiro criminoso foi interceptado já na cidade de Campo Verde, no Mato Grosso, e identificado como Victor Lucas Faleiro Fácio, de 29. Ele será trazido para Dourados nas próximas horas.
Um adolescente, de 17 anos, foi apreendido com uma caminhonete Toyota Hilux, na BR-463, sentindo Paraguai.
Segundo Cubas e Brasil, a quadrilha é do Mato Grosso, e é especializada em roubos de caminhonetes de luxo e da Expoagro até agora, 60 veículos haviam sido subtraídos. Entre ação de abrir, ligar a caminhonete e deixar o local, os bandidos levavam menos de um minuto.
Para isso, eles usavam uma chave de fenda para abrir os veículos, depois decodificavam a chave e, por fim, uma espécie de imã para conseguir fazer a ligação.
Outro detalhe apresentado à imprensa é de que as caminhonetes eram levadas para o Paraguai e lá, trocadas por drogas, que tinham como destino final o Rio de Janeiro, isso proque a quadrilha pertence a uma facção criminosa que tem 'dominado' as favelas cariocas.