A Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados) emitiu na manhã desta terça-feira (16/9), nota de esclarecimento sobre a quebradeira provocada por Deyvid Almeida de Moraes, de 38 anos, na UPA (Unidade de Pronto Atendimento). O indivíduo danificou computadores, macas, espalhou pronutários, além de proferir ameaças a funcionários - veja aqui.
Segundo a nota, o homem chegou ao local por volta das 2h, encaminhado pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) em crise comportamental, com histórico de surto psicótico.
"O paciente apresentava comportamento agressivo, agitado e confuso, além de estar desacompanhado. Chegou à unidade ja medicado, em estado sonolento, após passar por avaliação médica, paciente evadiu do local as 5h retornando as 5h40 agressivo onde acabou causando danos à estrutura física e equipamentos do setor da Área Verde", cita um trecho do texto.
Segundo a Fundação de Saúde, o paciente já havia sido atendido anteriormente no dia 14 de setembro, levado pelo irmão, em decorrência de uma crise convulsiva. "Na ocasião, foi avaliado pela equipe médica, medicado e liberado no dia 15 de setembro de 2025, acompanhado pelo familiar".
Hoje, diante da confusão, a segurança e os suportes necessários para a contenção e estabilização do paciente foram acionados, e a "direção da unidade já está tomando as providências cabíveis quanto à avaliação dos danos materiais e à recuperação dos equipamentos e estruturas afetadas. O caso será devidamente registrado junto aos órgãos competentes para os devidos encaminhamentos", menciona ainda a nota.
Furtou cadeira de rodas e a jogou em ciclista
Conforme o boletim de ocorrência, os guardas municipais localizaram Deyvid já detido por populares na BR-163, e foi constatado que ele havia agredido uma mulher de 47 anos, que transitava de bicicleta elétrica a caminho do trabalho.
A vítim relatou que o agressor arremessou contra ela a cadeira de rodas furtada, fazendo com que caísse no canteiro central da rodovia. A mulher sofreu ferimentos no joelho esquerdo e foi levada à própria UPA, onde recebeu atendimento médico.
O autor, que apresentava escoriações decorrentes da imobilização feita por populares, foi conduzido à delegacia e autuado em flagrante. A bicicleta elétrica da mulher foi entregue ao marido dela, enquanto a cadeira de rodas foi recuperada e devolvida à unidade de saúde.
Conforme mostrado anteriormente, Deyvid foi preso pela GMD (Guarda Municipal de Dourados) e levado para a Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário), onde foi autuado em flagrante. Um detalhe é que, com essa ocorrência, sobe para 20 o número de passagens policiais do indivíduo.