Três suboficiais da Polícia Nacional do Paraguai identificados como José Báez, Isaias René Valenzuela e Augusto Adrian Ruiz Sanabria, ficaram feridos na noite de segunda-feira (21), durante confronto no posto policial da Colônia Ypytã no município de Cerro Corá.
No momento do ataque os agentes limpavam o posto e preparavam relatórios para serem substituídos por outros policiais, quando atiradores iniciaram os disparos a partir de um morro que fica nas proximidades do local.
Feridos, os suboficiais entraram na viatura e buscaram ajuda em uma fazenda, onde receberam os primeiros socorros e foram resgatados, e depois levados para o HR (Hospital Regional) de Pedro Juan Caballero, cidade que faz fronteira seca com Ponta Porã.
Os policiais acreditam que eram vários homens que participaram do ataque e as viaturas foram danificadas, o que dificultou que eles chegassem até a propriedade rural onde ficaram em segurança até a chegada do socorro.
Isaias continua internado no Hospital Regional e deve ser transferido ainda hoje para Assunção, José Baez foi levado para um hospital particular e Sanabria recebeu alta durante a madrugada desta terça-feira (22).
Saiba mais
A região onde aconteceu o atentado fica ente Cerro Corá e Capitán Bado, em uma região dominada pelo autodenominado EPP (Exército do Povo Paraguaio), cujo líder, Osvaldo Villalba, morreu do dia 23 de outubro, durante confronto com forças especiais do governo paraguaio.
Homens da Força Tarefa Conjunta, do Comando de Operações de Defesa Interna e outros grupos fazem buscas nas proximidades da Colônia Ypytã para tentar localizar os agressores dos policiais feridos, que podem ser membros do EPP ou narcotraficantes que cultivam grandes áreas de maconha na região.