A equipe do SIG (Setor de Investigações Gerais) de Chapadão do Sul, após receber diversas denúncias referentes à criação irregular e à realização de rinha de galos, deu início a diligências investigativas com o objetivo de interromper a prática criminosa.
No domingo (7/12), teria ocorrido uma rinha com movimentação de apostas. A partir dessas informações foram feitos levantamentos e, nesta segunda-feira (8/12), foi identificado o local onde os animais eram mantidos. Ao chegarem ao endereço, os policiais encontraram aproximadamente 16 galos, todos apresentando ferimentos compatíveis com maus-tratos.
No local, foi dada voz de prisão ao responsável pela residência. A atividade ilícita ocorria a menos de 100 metros de um quartel da PM (Polícia Militar), evidenciando a ousadia dos envolvidos.
A Perícia Técnica foi acionada, e os peritos realizaram a constatação dos fatos. Os autores foram conduzidos à Delegacia de Polícia, onde serão colhidos depoimentos e adotadas todas as providências legais, incluindo a formal apreensão dos animais.