A Ficco (Força Integrada de Combate ao Crime Organizado) em Pernambuco deflagrou na manhã desta quarta-feira (3/9), a operação "Sintonia Fina" para desarticular grupo criminoso responsável pelo tráfico de drogas, comércio ilegal de armas de fogo, homicídios e lavagem de dinheiro.
As investigações, iniciadas em 2024, revelaram que os investigados mantinham intensa atividade criminosa violenta na capital, região metropolitana e interior do estado de Pernambuco, e também possibilitaram a identificação da estrutura de comando e das conexões da organização criminosa com diversas práticas ilícitas, inclusive, após a prisão do seu principal líder (2024), atualmente custodiado em presídio federal.
A ação de hoje é resultado da análise de elementos compartilhados a partir das operações "Manguezais" (2022) e "La Catedral" (2024), igualmente deflagradas pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado, que já haviam identificado irregularidades no sistema prisional do estado.
Estão sendo cumpridos 21 mandados de prisão preventiva, 31 de busca e apreensão, além do bloqueio de valores e sequestro de bens dos investigados, nas cidades de Recife, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Igarassu, Abreu e Lima, Itaquitinga, Paudalho, Tacaimbó, Caruaru, Campo Grande e Itanhaém (SP).
As medidas foram determinadas pelo Juízo da 2ª Vara Criminal da Comarca de Jaboatão dos Guararapes.
Ficco/PE
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Pernambuco é composta pela Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Penal, Secretaria da Defesa Social e Secretaria Nacional de Políticas Penais.