Na manhã dessa quarta-feira (23), foi realizada no auditório do Sindicato Rural de Dourados, a apresentação do Plano de Policialmento Rural à comunidade de produtores da região.
A apresentação foi feita pelo comandante de policiamento da área 1 e coordenador estadual de Policiamento Rural, coronel PM Gilberto Gilmar de Santana. O policiamento rural traz uma vertente especializada segundo o projeto Campo Seguro.
O projeto terá como base o policiamento comunitário realizado em ambiente rural, voltado para as demandas de segurança e peculiaridades abrangidas por estas regiões.
A tecnologia será uma ferramenta poderosa para o aumento da sensação de segurança no campo, sendo que para isso, todas as prioridades rurais de determinada área será cadastrada e georeferenciada, visando aumentar a velocidade e efetividade da ação policial nesta área.
Outra ferramenta tecnológica que poderá ser usada a médio prazo será o videomonitoramento, dividindo o link das imagens em tempo real das fazendas com o Centro de Comando e Controle da PMMS.
Os principais crimes a serem combatidos serão o abigeato, furto de defensivos, sementes, sal, e produtos de alto custo.
Com a demanda das cidades aumentando e a segurança pública respondendo a altura essas demanandas nas cidades, o crime vem migrando para o campo, então está sendo cada vez mais comum vermos noticiais sobre crimes contra a vida é o patrimônio nessas localidades.
As rotas vicinais, as quais os produtores rurais usam diariamente também são usadas por criminosos na fronteira. Contrabandistas, muambeiros, traficantes e outros crimes topicamente fronteiriços passam por essas rotas.
O foco do patrulhamento rural não é o combate aos crimes, entretanto, uma vez visualizados serão reprimidos.
O contato do produtor será direto com o policial e poderá repassar suas demandas de segurança em tempo real a equipe.
Além disso, será criado o Conselho Comunitário de Segurança no Campo, composto por entes dos sindicatos rurais, produtores e membros da segurança pública.
Em Dourados, os coordenadores locais desse do patrulhamento rural serão os comandantes do 3º BPM e também da 9ª Companhia Independente da PM de Dourados.
No 3º Batalhão as patrulhas já estaonativadas e em funcionamento nas regiões dos distritos de Vila Vargas, Vila Formosa e Panambi, atendendo toda a área sob jurisdição do 3º BPM.