A PF (Polícia Federal) deflagrou a operação "Ultima Fumus" para desarticular organização criminosa envolvida na importação de 1,5 tonelada de cocaína. A ação aconteceu na terça-feira (23/9), mas só foi divulgada nesta quarta (24/9).
Foram cumpridos três mandados de prisão preventiva, cinco de busca e apreensão e ordens de bloqueio de ativos financeiros dos alvos em Ponta Porã, na frontiera com Pedro Juan Caballero.
O principal alvo da ação é um traficante condenado a mais de 30 anos de prisão, que mesmo em regime de prisão domiciliar, coordenava o envio internacional da droga.
Durante as investigações, a equipe policial também identificou um advogado, suspeito de transmitir ameaças, no interior de um presídio. Os trabalhos de apuração tiveram início em janeiro de 20245, após a apreensão de uma carga de 1,5 tonelada de cocaína, em Araçatuba (SP).
A 1ª fase da operação foi deflagrada em setembro daquele ano, com a identificação do aparato logístico utilizado pela organização criminosa. Já esta segunda fase tem como foco os integrantes do alto escalão.
As investigações continuam, com o objetivo de identificar eventuais ramificações do grupo criminoso atuante na região de fronteira seca entre o Brasil e o Paraguai.