A Polícia Federal cumpre nesta quarta-feira (7), em Mato Grosso do Sul, 30 mandados de prisão preventiva e 31 de busca e apreensão contra quadrilhas especializadas no contrabando de cigarros, tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro.
São duas operações que acontecem simultânea: Celeritas (excesso de velocidade) e Greasy Money (dinheiro oleoso), expedidos pelas Justiças Federais de Naviraí e Campo Grande, Itaquiraí, Eldorado, Tacuru e Bataguassu.
Segundo a PF, os criminosos tinham como característica pilotar veículos provenientes de roubo ou furto, carregado com os ilícitos, em alta velocidade pelas rodovias.
Os trabalhos iniciaram em 2017 e tiveram como alvo um grupo trafegando pelas vias de forma imprudente, a partir de Mundo Novo, com destinos a outros estados, dando nome à primeira linha de investigação.
Já a outra linha de investigação deve-se ao fato de que parte do dinheiro, proveniente das atividades criminosas do grupo, era lavada por outra organização criminosa, chefiada por ex-político local, por meio de postos de gasolina, casa de shows e utilização de laranjas.
Durante os trabalhos, a Polícia Federal identificou membros da quadrilha que chegaram a mencionar a possibilidade de atentarem contra a vida de autoridades da segurança pública, demonstrando a periculosidade de seus integrantes.
Desde 2017 foram apreendidos 2,7 milhões de maços de cigarros contrabandeados do Paraguai, cinco toneladas de maconha e 25 veículos de pequenos e grande portes.