Após vários vídeos circularem nas redes sociais mostrando a realização clandestinas de 'festas de rua", com dezenas de pessoas colocando em risco a vida das pessoas, devido facilitar a propagação da Pandemia da Covid-19, veículos realizando manobras perigosas e desafiando as autoridades públicas, foi criada uma "Força Tarefa" com a Guarda Municipal, Polícia Militar através do 3° BPM, 9CIA, Polícia Civil, AGETRAN, Físcais do Juízado da Infância, Conselho Tutelar e Procuradoria do Município para que fosse realizado ações que impedissem as aglomerações sejam nas ruas ou nos comércios durante o feriadão de Carnaval sendo intitulado "Carnaval sem Covid19".
A Força Tarefa durante toda a sexta-feira (12) desenvolveu ações para inibir as irregularidades. Durante a noite Fiscais da Vigilância Sanitária, fiscalização de Postura e a Guarda Municipal fiscalizaram os comércios que descumpriam as medidas sanitárias e o toque de recolher.
Mas foi durante a madrugada de sábado (13) que as equipes da Força Tarefa flagraram e colocaram fim as "Festas de Rua" com a prisão de dezenas de pessoas e veículos, que descumpriam as medidas sanitárias, estando aglomeradas ingerindo bebida álcoolica na via pública, escutando som em elevada altura perturbando o sossego público e até mesmo alguns veículos realizavam várias manobras perigosas.
Por volta das 3h no Bairro Monte Sião está sendo realizado a clandestinamente a festa de rua gerando enorme perigo de contaminação pela das pessoas pela Covid-19, e a perturbação do sossego público.
Com a chegada da Guarda Municipal, Polícia Militar, Fiscais do Juízado da Infância, AGETRAN e Conselho Tutelar várias pessoas que participaram do evento tantaram fugir correndo pelo matagal, ou com veiculos em alta velocidade em via pública.
Dezenas de pessoas e até adolescente foram abordados, dezenas de veículos que estavam nos local também foram checados. Durante a abordagem foram encontradas várias garrafas de bebida álcoolica, sugeira jogada pelos participantes na via pública e veículo irregulares.
Todos foram presos e encaminhados a Delegacia de Polícia Civil e os veículos irregulares apreendidos recolhidos ao pátio do DETRAN- MS. Aproximadamente 60 pessoas foram encaminhadas a Delegacia de Polícia e 17 veículos apreendidos entre motos e carros e até um caminhão tanque. Também foi flagrados 16 adolescentes nas festas de rua que foram apreendidos e entregues na Delegacia de Polícia. Até um caminhão tanque foi apreendido e removido ao pátio do DETRAN.
Visando impedir as aglomerações e os descumprimentos das medidas sanitárias as ações de fiscalização da Forca Tarefa irão continuar por todo feriado de carnaval e ações necessárias como a de hoje serão realidade em prol da sociedade e da redução da propagação da pandemia da Covid-19 que tem ceifados vidas, relata o Subcomandante José Rubens da Guarda Municipal de Dourados (GMD).